quarta-feira, 17 de abril de 2013


CULTURA ORGANIZACIONAL E COMPORTAMENTO CONTRAPRODUCENTE



O terreno mais fértil para que o comportamento contraproducente prospere nas empresas é a falta de uma cultura organizacional que defina claramente os seus valores e os transmita aos seus colaboradores. Além desta definição é necessário que os mesmos sejam praticados no dia-a-dia, pois somente assim é que serão internalizados por todos os colaboradores e conseqüentemente por toda a empresa.
No meu entender, as lideranças nos seus mais diversos níveis, a saber: supervisão, coordenação, gerência e diretoria são as pessoas mais habilitadas para trabalharem na disseminação dos mesmos. Na realidade o que se espera destas lideranças é a prática do “efeito demonstração”, ou seja, os valores devem ser “vivenciados mais do que apenas “comentados” na empresa.
Tão importante quanto à disseminação dos valores é fazermos a sua relação com comportamentos aceitáveis e não aceitáveis, divulgando as conseqüências para quem eventualmente não os cumprir.
Para adotar esta medida é necessário, deixar bem claro quais são as metas e as estratégias a serem utilizadas para alcançá-las e o sistema de valores a ser praticados cotidianamente por todos. Quando você conta com um conjunto de valores e divulga aos seus colaboradores, é um grande passo para que todos tenham comprometimento em cumpri-los.
Recomendamos que o assunto seja  abordado e reforçado nas reuniões de grupo promovidas dentro das empresas  e também em todos os canais de comunicação : murais, intranet,  etc.
Achamos importante que estes valores e comportamentos também façam parte dos critérios e metas utilizados na avaliação de desempenho, pois desta forma haverá um espaço importante para serrem discutidos na relação entre liderança e liderado.
O correto entendimento dos valores faz com que se tenha um tratamento igualitário, valorizando a meritocracia, aumentando a confiança na empresa e por conseqüência no clima organizacional.
Seria interessante e oportuno que na definição dos valores organizacionais sejam envolvidos os colaboradores, pois os mesmos irão ter um sentimento de pertencimento e se apropriarão dos mesmos.
Portanto, com estas medidas relativamente de fácil aplicação nas empresas poderemos elevar os níveis de motivação e conseqüentemente elevarmos a produtividade nas empresas.


Muito Obrigado                                                                                             17/04/2013



3 comentários: