segunda-feira, 17 de março de 2014

BENCHMARKING SIM, MAS COM CUIDADO



Gostaria de abordar o tema Benchmarking , uma vez que tem sido uma ferramenta de gestão cada vez mais difundida entre as empresas  e profissionais.

Antes de mais nada  cabe uma definição do que seja este processo, a fim de alinharmos os conceitos.Segue abaixo a mesma que me parece bem simples e de fácil entendimento:

" Benchmarking  é o processo pelo qual se identificam as melhores práticas de mercado em um determinado  processo ou atividade  com vistas a ser implementado na empresa que está fazendo o estudo."

Fases para implementação de um processo de  do Bechmarking



benchmarking
Fonte : www.amarildonogueira.com.br



Importante termos bem claro que a cultura de cada empresa possui um papel fundamental  para o atingimento de resultados  sustentáveis ao longo do tempo.Empresas que possuem uma cultura mais consolidada e difundida entre seus colaboradores  , consequentemente terão um sistema de gestão mais desenvolvido e profissionalizado . Logo, não há mágica a fazer , ou seja, o trabalho a ser realizado é de médio e longo prazo.

" Não é porque determinado processo obteve bons resultados em uma empresa obrigatoriamente trará bons resultados para a empresa que está fazendo o Benchmarking".

Aspectos a serem considerados no processo de Benchmarking:

1) Determinar em quais atividades fazer benchmarking. Quais áreas irão agregar valor a minha empresa;
2) Determinar exatamente  o que eu quero  medir;
3) Identificar as empresas com  praticas mais avançadas;
4) Identificar se as entregas são efetivas ;
5)Medir a atuação das empresas com práticas mais avançadas;
6) Observar o segmento de atuação a empresa;
7)Desenvolver um plano de ação para aprimorar o modelo;
8) Por em pratica o plano e medir os resultados.

A partir dai é  somente colocar mãos a obra .

17/03/2014

Muito obrigado





Um comentário:

  1. É muito perigosa a aplicação do benchmark aleatoriamente e hoje existem profissionais plantando banana onde só cresce abacaxi, porque um concorrente plantou banana em terreno propício para a fruta e deu certo. Só que no terreno dele, a banana não vai se desenvolver e aí começa a caça aos culpados

    ResponderExcluir