quarta-feira, 4 de junho de 2014

TRATE O CLIENTE INTERNO COMO SE FOSSE O CLIENTE EXTERNO



Observo com muita atenção o esforço despendido pelas empresas para conquistar ou manter seus clientes . Trata-se de um grande desafio diário  e incessante  neste mercado cada vez mais competitivo.

As empresas investem em sistemas de comunicação  tais como: ouvidorias, pesquisas de mercado, caixa de sugestão, 0800, hot line, propaganda, marketing dentre outros.

Penso  que estas ações são de grande valia para as organizações , pois é o cliente quem vai ditar a sustentabilidade do  negócio .Mas entendo que estas ações devem ser somadas a ações que visem a satisfação do cliente interno da empresa qual seja, o seu colaborador.

O colaborador é o avalista da empresa pois é o que mais  conhece  a sua intimidade, ou seja: estilo de gestão, oportunidade de crescimento, política de reconhecimento e benefícios, código  de ética valores etc.

Qual dos leitores já não teve a  oportunidade de ser questionado sobre como é a  empresa onde trabalha por pessoas interessadas em saber se tratava-se de uma boa empresa para trabalhar , que respeita seus colaboradores?

Acredito que empresas que tratam com respeito seus colaboradores tratam com respeito seu cliente, pois trata-se de  uma questão de lógica , princípios, e coerência.

Acredito  que alguns fatores são de grande importância para o colaborador e os elencamos a seguir:

1- Participação nas decisões da área/setor/ empresa.
2 - Metas desafiadoras.
3- Processos  e políticas definidas.
4 - Liderança servidora/apoiadora.
5- Tratamento justo.
6- Crie um propósito.
7 - Segurança no trabalho.
8 - Possibilidade de crescimento.
9 - Respeito.


A partir deste ponto o discurso e a  coerência são os fatores que mantém as pessoas unidas pelo mesmo propósito.Falando desta forma simples e objetiva pode parecer que o caminho é fácil , mas não o é.é necessário percorrer um longo caminho e algumas empresas jamais conseguem percorrê-lo, pois  não sobrevivem para vivenciá-lo.

Muito obrigado.



04/05/2014

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