domingo, 6 de julho de 2014

A PREPARAÇÃO PARA A NEGOCIAÇÃO COLETIVA



Você já parou para pensar quando exatamente começa ou inicia um processo de negociação coletiva?

Na realidade eu entendo  que o processo de negociação não resume-se apenas ao período próximo a data-base onde o sindicato patronal fica esperando uma pauta de reivindicações apresentada pelo sindicato dos trabalhadores, e por outro lado o sindicato dos trabalhadores fica esperando um encaminhamento de pauta.

Talvez uma  categoria ou outra tenha uma prática diferente, mas o fato é  que a maioria assim procede.

Buscando facilitar o entendimento deste processo  sugiro que sejam seguidas oito  etapas conforme descrevemos a seguir:

1° PASSO: A negociação coletiva para o próximo ano começa tão logo termina a negociação do ano anterior : Além do  acompanhamento do INPC mês a mês , sugerimos  anotar os fatos e dados  significativos que servirão de " pano de fundo" para a argumentação  em mesa de negociações.Por exemplo: investimentos realizados pelas empresas , programas de  desenvolvimento, custos da conta benefícios, melhorias nas políticas e serviços de recursos humanos dedicados aos colaboradores.

2° PASSO:Levantamento durante o ano de fatos e dados positivos e negativos da Convenção Coletiva.- Ouvir a equipe de RH e departamento jurídico: Algumas vezes são acordadas cláusulas com redação dúbia gerando margem a interpretação, fazendo com que haja demandas trabalhistas .

3° PASSO: Análise do cenário macroeconômico: Observar o comportamento da economia especificamente do segmento onde atua a empresa. Anos de economia aquecida ampliam-se as expectativas de ganhos reais dos trabalhadores.

4° PASSO: Índices concedidos nos  últimos anos - ganho real? Quanto?. É de fundamental importância efetuar estudo sobre os índices concedidos nos últimos 05 anos, pelo menos,  como forma de avaliar os ganhos reais e utilizar como argumento para fechamento de negociação.

5° PASSO: Inicio da  vida realPauta de negociações enviada pelo sindicatos dos trabalhadores.Nesta etapa inicia-se o estudo por parte das empresas.Entendo que neste momento também poderia ser sugerida uma pauta por parte das empresas.Entendo que esta inovação seria plenamente aplicável, principalmente nos casos em que queria-se " limpar" , ou seja, excluir cláusulas que são inócuas. Exemplo :Clausulas que são tradução literal da CLT.

6° PASSO: Estabelecer limites de concessão – Ganho real- hoje INPC é a base.AS empresas devem avaliar os limites máximos de concessão.

7° PASSO: Estudo de impacto na folha. É Importante cada empresa ter em mente os seus limites de concessão. Geralmente aceita-se índices maiores para o piso salarial, uma vez que, a maioria das empresas possui salário de admissão maior que o piso. Exceção feita para as empresas de menor porte.Desta forma os negociadores devem tomar cuidado para não inviabilizar as empresas de menor porte.

8° PASSO: Comunicação “on time”durante o processo de negociação. O Sindicato dos Trabalhadores trabalha muito bem a comunicação com os trabalhadores.Utiliza uma linguagem direta  e simplificada.Entendo que as empresas tem muito que evoluir neste aspecto, pois muitas vezes em função do sigilo perdem a oportunidade de comunicar-se de uma forma mais objetiva e atualizada com seus colaboradores.


Muito obrigado.
06/07/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário