quinta-feira, 12 de março de 2015

SEGREGAÇÃO DE FUNÇÕES


A definição de uma estrutura organizacional deve levar em consideração alguns conceitos básicos de compliance, ou seja, um sistema de controle adequado que reduza  a possibilidade de ocultação  de erros e irregularidades.

Um critério básico e de fundamental importância é o de que  os procedimentos destinados a detectar tais erros ou irregularidades, devem ser executados por pessoas que não estejam em posição de praticá-los, isto é, deve haver uma adequada segregação de funções.De uma maneira geral, o sistema de controle interno, deve prever segregação entre as funções de aprovação de operações, execução e controle das mesmas, de modo que nenhuma pessoa possa ter completa autoridade sobre uma parcela significativa de qualquer transação.

Exemplificando:

1) A área de suprimentos e a área financeira não devem ser subordinadas a mesma gerência  , ou seja, o responsável pela compra não deveria ser o responsável pelo pagamento .

2) Quem faz /roda a folha de pagamento não deveria se o responsável pela liberação do pagamento junto ao banco.

Obviamente ,não estou partindo do pressuposto de que ocorrerão erros, mas sim de evitar ao máximo que os mesmos aconteçam. Trata-se , acima de tudo, de uma medida protetiva  para os colaboradores responsáveis por estes processos.

Esta situação tende a agravar-se  em empresas onde as  estruturas são enxutas, pois faz com que alguns profissionais acumulem mais de uma função .

Também ocorre  em empresas com estruturas não profissionalizadas onde os acionistas ou donos frequentemente promovem os profissionais não observando os conceitos de meritocracia e sim baseados na seguinte afirmativa  : fulano de tal é de minha confiança.

No meu entender não há mais espaço para este tipo de gestão em virtude do mercado ser extremamente competitivo e profissionalizado e pela responsabilidade civil que recai sobre os responsáveis pela empresa.

Falando em responsabilidade civil uma medida protetiva para os  administradores trata-se de um seguro denominado D&O ( Directors & Officers) que visa proteger o patrimônio pessoal dos administradores, bem como da empresa em eventuais erros de gestão ou até mesmo erros técnicos involuntários.

Desta forma , é meu entendimento que há um bom espaço para melhoria da gestão na maioria das empresas.


Muito obrigado.

Porto Alegre 12  de Março de 2015

www.morgansantos.com.br

morganesantosrh@hotmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário