quarta-feira, 22 de julho de 2015

REMUNERAÇÃO NÃO PODE SER UM EVENTO, TEM QUE SER UM PROCESSO

Em minhas atividades de consultoria junto as empresas é comum ouvir expressões tais como:
-" Tenho que fazer um ajuste em minha tabela salarial".
- "Tenho que dar uma analisada nos aumentos".
- "Tenho que atualizar as descrições de cargo".
Este comentários me fazem  pensar   que  a administração salarial não pode ser um evento episódico, mas sim um processo.
Na verdade o que refiro-me é que faz-se necessário uma administração profissionalizada deste subsistema de RH , a fim de buscar-se tanto o equilíbrio interno quanto o equilíbrio externo das respectivas remunerações e benefícios de todos os seus  colaboradores.
É fundamental que a empresa tenha  um diagnóstico detalhado , pois ao tomar a iniciativa de conceder o mérito/aumento quer seja por motivo de equiparação aos demais profissionais da empresa ou ao mercado .Desta forma ela estabelece uma relação de confiança com os seus colaboradores.A mensagem que é assimilada é mais ou menos a seguinte : " olhem só , a empresa está atenta a minha performance, não é necessário pedir aumento".Cria-se junto aos colaboradores uma visão de profissionalismo e justiça que poder ser a base para todas as demais ações de gestão da empresa.
Tomo a liberdade de sugerir algumas ações para uma  administração salarial eficiente:
Profissional dedicado : É importante que seja desenvolvido ou contratado um profissional que seja responsável por este processo.Dependendo do porte da empresa talvez não haja volume de trabalho para este profissional ocupar 100% de seu tempo com este processo, mas não invalida a ideia.
Política salarial : Estabelecer uma política salarial onde defina-se os critérios para concessão de méritos/aumento  tais como : percentual máximo por evento, periodicidade entre aumentos/méritos, percentual de impacto máximo mensal ou anual sobre a folha de pagamento.
Tabela salarial : Implantar uma tabela salarial com as faixas ,steps e amplitude  definidos salariais definidas ,a  fim de proporcionar transparência ao processo.
Descrições de cargos : As descrições de cargos ou perfis devem estar atualizadas mensalmente. Uma boa maneira é compartilhar esta responsabilidade com a liderança de cada setor responsabilizando-os sempre em informar ao RH quando haja alguma alteração proveniente de eventuais  mudanças  nos processos.
Acompanhamento de mercado : Deve-se acompanhar com cuidado as pesquisas de mercado quer seja patrocinadas por empresas especializadas quer seja por iniciativa da própria empresa. Importante salientar que o mercado movimenta em todas as circunstâncias quer seja por alta ou baixa demanda de profissionais.
Estabelecimento de indicadores de remuneração: Atribua indicadores específicos, por exemplo : % de méritos/aumentos sobre a folha de pagamento, % total de folha de pagamento sobre o faturamento,  número de colaboradores que receberam aumento/mérito no mês, etc.
Participação em grupos de profissionais especialistas: mantenha contato com os profissionais  responsáveis pelo processo de remuneração em outras empresas do mesmo porte e segmento econômico.
Desenvolvimento :  Desenvolva-se  constantemente, quer participando de cursos ou mantendo contato com consultores especializados em remuneração e benefícios.

Lembre-se do ditado :  " A parte mais sensível do corpo humano é o bolso."

Muito obrigado.
22/07/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário