quarta-feira, 22 de maio de 2013


REMUNERAÇÃO E PRODUTIVIDADE NO BRASIL


Entre 2006 e 2011 a produtividade dos trabalhadores no pais cresceu em torno de 5%, enquanto o salário real na indústria elevou em 22% de acordo com a OIT ( Organização Internacional do Trabalho) . O motivo principal desta discrepância é a escassez de mão-de-obra principalmente especializada, fazendo com que as empresas tenham que pagar salários mais altos como forma de atração ou até mesmo retenção dos seus  talentos .  Esta realidade brasileira destoa com relação às economias desenvolvidas que entre 1999 e 2011 , a produtividade laboral aumentou mais do que o dobro dos salários.A principal razão são as mudanças tecnológicas , que reduzem  a participação do fator humano nos processos de produção de bens e serviços.

Sob o nosso ponto de vista o incremento salarial dever ser alcançado de forma sustentada baseado na melhoria de performance e aumento de produtividade, até porque as empresas vivem de resultados. Do contrário a continuidade das mesmas fica extremamente prejudicada.

Se por um lado este incremento salarial representa maior distribuição de renda, por outro ele eleva a massa salarial representando um custo mais elevado de produção e conseqüentemente uma perda de competitividade com relação aos maiores players do mercado global.

O aumento da produtividade possui uma relação direta com o investimento em tecnologia e acima de tudo com investimento no desenvolvimento e qualificação dos recursos humanos.

No nosso entender o acesso a tecnologia tornou-se commodity nos dias atuais, uma vez que está disponível a todas as empresas até porque há várias fontes de financiamento a disposição e troca de melhores práticas é constante.

Já o desenvolvimento e qualificação dos recursos humanos é um problema de mais difícil solução por alguns motivos, a saber:

- Mercado aquecido gerando grande concorrência pelos melhores talentos.
- O histórico brasileiro de baixo investimento e priorização no setor de educação.
- A priorização do ensino superior em detrimento dos cursos técnicos onde há uma maior necessidade de profissionais.
- A instalação de novas empresas no Brasil faz com que haja uma competição maior pelos talentos até em função da necessidade imediata de inicio das operações.
- O tempo necessário para formação e qualificação de um profissional é de médio para longo prazo e desta forma é necessário manter-se a convicção nesta formação.
- A extrema concentração de profissionais mais qualificados nos grandes centros e capitais gera um desequilíbrio sob o ponto de vista geográfico.
- A dimensão continental do Brasil torna este processo de desenvolvimento mais caro, pois as escolas formadoras devem ser descentralizadas e possuírem mais unidades e este fator gera custo.
- A desvalorização do professor/educador traz pouca atratividade para que os profissionais sigam esta carreira.

Sob o ponto de vista dos executivos entendo que os mesmos devam dedicar grande parte de sua agenda procurando entender e conhecer seus colaboradores, pois serão eles os grandes responsáveis pelo atingimento ou não dos resultados. O fato é que administrar pessoas dá um grande trabalho, saber lidar com diferentes personalidades e acima de tudo com o contraditório é um grande desafio a ser vencido. Mesmo os CEO´s e executivos ainda tem muito a desenvolverem-se sobre este tema. 

Desta forma é de fundamental importância o investimento massificado em educação tanto em estrutura física quanto em remuneração e salários para que os professores tenham melhores condições de trabalho. Do contrário teremos que ser receptivos a importação de profissionais vindos  do exterior. No meu entender trata-se de uma decisão acertada até porque a visão multicultural traz um novo olhar sobre a gestão das empresas e desenvolvimento dos negócios.

Portanto, este é um grande desafio para o mundo do trabalho que deverá envolver a sociedade como um todo: governos em todas suas esferas, universidades, sistemas “s”, sindicatos, federações, etc.

Muito obrigado.

Mórgan Flory Santos                                    
22/05/2013
                        





Nenhum comentário:

Postar um comentário