quarta-feira, 1 de maio de 2013


A IMPORTÂNCIA DO PLANO DE SUCESSÃO PARA CARGOS CRÍTICOS
  


 O conceito de planejamento sucessório nos mais diversos níveis e cargos é de fundamental importância para a sustentação e perenidade do negócio, mas parece ser um tema um tanto quanto esquecido nas organizações. No meu ponto de vista isto se deve a alguns motivos, a saber:

-           Pouco investimento em planejamento: Preocupação exclusiva com os resultados financeiros atuais sem projetarem cenários futuros de médio e longo prazo.  Importante sabermos os motivos pelos quais estamos ganhando e os motivos pelos quais nos levariam a perder.

-           Mapeamento de cargos estratégicos: Importante que sejam identificados os cargos estratégicos para o negócio, e que sejam implementadas políticas de remuneração, qualificação, benefícios e avaliação de performance para os mesmos.

-           Customização dos programas de incentivo: Defendemos a customização destes programas, diferenciando-se as posições estratégicas para o negócio. Com o cenário atual devemos trabalhar como uma alfaiataria e não como uma loja de departamentos. O taylor made veio para ficar a persistir o cenário atual de grande déficit de mão de obra qualificada.


-           Implementação da Meritocracia: É de fundamental importância a implementação de programas de avaliação de performance com critérios técnicos e analíticos para avaliação de pessoas, até para que o RH tenha argumentos técnicos para embasamento da sua gestão.
Esta situação torna-se mais relevante em empresas compostas por profissionais com formação técnica onde os argumentos técnicos são os mais aceitos entre os colaboradores.

Importante termos a consciência de que a continuidade dos negócios deve-se à capacidade que a organização tenha de garantir que seus colaboradores sejam qualificados e que haja disponibilidade em quantidade e qualidade.
Desenvolver o potencial humano para a continuidade dos negócios está surgindo como a prioridade máxima das áreas de gestão de pessoas.

O planejamento sucessório é uma decisão fundamental para que uma organização promova o desenvolvimento contínuo dos colaboradores, e que venha a garantir que as posições-chave mantenham estabilidade, permitindo, assim, que a organização atinja os objetivos do negócio.

O planejamento sucessório tem, por vezes, uma abordagem de substituição, muito vezes concentrando-se em posições de nível executivo. Um ou dois sucessores poderiam ser identificados e selecionados, provavelmente com base na opinião exclusiva de seu líder imediato colocados no fast-track em posições estratégicas. No entanto, o planejamento sucessório evoluiu num processo que pode ser usado para:

1. Prover o RH da organização em um nível mais amplo ou específico;

2. Identificar, avaliar e desenvolver o conhecimento dos colaboradores, competências e habilidades para atender a demanda por recursos humanos atuais e futuras necessidades.

3. Garantir um fornecimento contínuo de talento, ajudando os colaboradores a desenvolver o seu potencial, como sucessores para posições-chaves da empresa.


Gestão de sucessão é, principalmente, falarmos sobre a identificação das necessidades da organização e de seus colaboradores e desenvolver a capacidade de lidar com questões emergentes que podem afetar a continuidade dos negócios.

Pense nisso.

Muito obrigado. 
01/05/2013



www.morgansantos.com                                                        

4 comentários:

  1. Parabéns Morgan pelo artigo, com certeza mais um tema que deve ser abordado no planejamento estratégico de uma organização.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Antônio.
      Muito obrigado pela contribuição.
      Abraços

      Excluir
  2. Morgan, bem oportuna tua reflexão! Entendo que vivemos um momento que o tradicional slogan "eu visto a camiseta da empresa" não reflete o pensamento do profissional contemporâneo. Este slogan poderia ser atualizado para "eu visto a camiseta da minha carreira", e não é por isso que o profissional é menos comprometido, muito pelo contrário! Mas aumenta o desafio das empresas para reter talentos, então, cargos estratégicos precisam ser mapeados e sua estratégia de retenção tem que ser customizada.
    Adorei a analogia com relação as empresas tratarem seus recursos humanos como uma Alfaiataria e não uma Loja de Departamentos. Abs., Daiane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente Daiane, o tratamento tem que ser individualizado. Muito obrigado pela contribuição. Abraços

      Excluir