domingo, 26 de janeiro de 2014

NÃO SEJA UM PROFISSIONAL DE MUITAS CERTEZAS



Estive pensando sobre um perfil de profissional que é o " Sr. sabe tudo" , com respostas prontas.  O leitor  com absoluta certeza deve lembrar-se de alguém com este perfil.

O profissional que possui as respostas prontas para toda e qualquer  situação perde uma grande oportunidade de aprender com os demais e acima de tudo em compartilhar conhecimento.

O fato é que todos nós temos uma imagem real (o que realmente somos) e uma imagem idealizada (o que gostaríamos de ser). O profissional com muitas certezas  acaba fixando-se na imagem do que ele "gostaria de ser" e não na que "realmente é". Talvez pelo fato de não se  agradar com sua própria essência.

Este tipo de comportamento profissional possui um efeito devastador nas equipes subordinadas a estes   gestores, uma vez que os mesmos  possuem como responsabilidade principal  o desenvolvimento de novos gestores.

Um bom gestor não destaca-se apenas pelo seu conhecimento técnico, mas sim pela capacidade que possui em desenvolver relacionamentos interpessoais genuínos e duradouros.

Podemos citar algumas características destes gestores:

·         Nunca reconhece o erro, sempre tenta por culpa em alguém;
·         Causa intriga na equipe e tem sempre uma teoria de conspiração;
·         Acha que sabe tudo;
·         Acha-se melhor que todos na equipe;
·         Entra em conflito com facilidade, é antipatizado por muitos;
·         É movido pelo reconhecimento, tendo necessidade de receber elogios o tempo todo;
·         No fundo é inseguro, mas não gosta de demonstrar.

Enfim, este tipo de comportamento tem sido o causador de grande parte dos conflitos nos times de trabalho independente do porte e segmento de atuação da empresa. Trata-se de um grande desafio para as áreas de Recursos Humanos.

Recomendo para estes profissionais um trabalho com um Coaching Executivo Empresarial.
Muito obrigado.
26/01/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário