quinta-feira, 30 de maio de 2013

PESSOAS COMO FOCO CENTRAL DA ESTRATÉGIA


Estive presente no CONGREGARH- Congresso de Recursos Humanos promovido pela ABRH – RS realizado nos dias 22,23 e 24 deste mês. Neste evento tive a oportunidade de conversar com vários profissionais de RH, oriundos de empresas dos mais diversos segmentos e pude constatar um fato que me preocupou sobremaneira, qual seja, certa desilusão com o seu foco de atuação.
Na realidade é sentimento comum entre os profissionais da área de RH o fato de que estão desempenhando atividades de caráter operacional em detrimento de uma atuação mais estratégica. Entendo que há uma dificuldade de alinhamento entre as expectativas dos executivos que comandam as empresas com os profissionais de RH.
Com freqüência temos ouvido que o profissional de RH deve ser mais estratégico, mas na realidade há uma grande dificuldade a ser superada por ambas as partes, qual seja, a falta de clareza em suas demandas, que por conseqüência está desmotivando o profissional de RH.
É interessante refletirmos sobre o fato de que o RH é o grande responsável pela formulação dos planos de desenvolvimento de todas as áreas da empresa, mas quem é o responsável pelo desenvolvimento dos profissionais de RH? Quantos executivos sentam com os profissionais de RH nas suas empresas e constroem um plano e desenvolvimento dos mesmos? Fornecem feed back? Colocam de forma bem clara o que é esperado do profissional de RH e da sua área? Quantas empresas possuem um planejamento de RH alinhado com o planejamento da mesma? Quantas empresas  focam efetivamente nas pessoas de forma genuína?
Certa feita ouvi uma orientação de um Presidente de uma multinacional na qual trabalhei: “ - Mórgan, cuide das nossas pessoas.”
Fico pensando: “– Quem cuida das pessoas que cuidam das pessoas”?
Obviamente não estou defendendo que os executivos devam tratar os profissionais de RH de uma forma paternalista, mas diria que seria importante que fosse transmitida segurança e crença no seu trabalho. Esta simples atitude traria um impacto motivacional de grande valia a estes profissionais e teria um efeito multiplicador em toda a empresa.
Estamos vivendo um momento de grande demanda por contratações de profissionais qualificados, com a conhecida guerra pelos talentos que nos traz como conseqüência o incremento da massa salarial, fazendo com que o foco do RH seja  recrutamento e seleção quando na realidade deveria ser o mapeamento das posições estratégicas e conseqüente implementação dos planos de sucessão.
Este é um pequeno exemplo da mudança de foco das atividades mais operacionais de recrutamento e seleção para o foco em desenvolvimento de profissionais plenamente identificados com a empresa.
É importante nos darmos conta de que o mercado mudou rapidamente e que o fator humano está sendo o limitador de crescimento para muitas empresas. O desenvolvimento de um bom profissional em qualquer área muitas vezes leva mais tempo do que construir uma fábrica, supermercado, loja, compra de uma máquina e/ou equipamento, etc.
Chegamos definitivamente na era das pessoas e do RH.
Encerro este artigo com uma pergunta aos executivos e leitores:
 “- As pessoas são o foco central de sua estratégia?”

Muito obrigado.
                                                                                              29/05/2013


Um comentário:

  1. Olá!
    O post é pertinente por dois motivos. O primeiro é que, de fato, estamos em uma era na qual as pessoas estão em evidência, o indivíduo assume papel fundamental em políticas "públicas", mídia e negócios.
    O segundo ponto é: com que ética fazer isso? Ética entendida como o conjunto de valores que irão determinar as práticas.
    O indivíduo hoje está em evidência, porém, de um ponto de vista no qual ele é o consumidor, ele deve ser atendido e isso, creio, não é 100% adequado, pois quando levamos isso ao extremo e aplicamos esta lógica aos relacionamentos o que vemos - temos visto nas notícias - é uma corrosão dos "valores humanos".
    Creio que devemos sim estarmos atentos aos indivíduos, mas entender o indivíduo como um todo e, ao mesmo tempo, uma parte. Somos um ser completo, mas não estamos desligados de nosso meio e das pessoas que nos cercam.
    Creio que trabalharmos as pessoas de forma a melhorar a sua auto-estima e fazê-las contribuintes para a auto-estima dos outros é a chave desta gestão com foco no indivíduo.
    Abraço

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