quinta-feira, 1 de maio de 2014

REMUNERAÇÃO ESTRATÉGICA COMO FORMA DE ALCANÇAR MELHORES RESULTADOS



A administração de salários e benefícios  conduzida  de forma empírica pode trazer sérias implicações para as empresas tais como:

Elevado turn over;
Problemas de equiparações salariais
Baixa atratividade
Clima organizacional deteriorado.
Baixo comprometimento,dentre outros.

Remunerar estrategicamente através de um sistema de meritocracia proporciona uma melhoria acentuada  dos resultados da empresa, elevando  o compromisso dos colaboradores com os resultados, melhoria significativa nos níveis de desempenho individual e acima de tudo difunde entre todos um conceito de justiça .

Entendo que a remuneração estratégica  estreita a relação entre os colaboradores e a organização. Dentre os processos que compõe a área de Gestão de Pessoas este talvez seja o que mais aproxima a área do seu papel estratégico, pois remuneração é um assunto que normalmente é tratado pela alta direção e ponto de atenção para conselheiros e acionistas.
Sendo assim é extremamente importante que esse assunto não esteja relegado a apenas um grupo de especialistas que domina a metodologia de cargos e salários, mas sim ser pauta obrigatória da área de Gestão de Pessoas, que tenha como pretensão ser tratada como área estratégica.

Sob este prisma entendo que a área de Gestão de  Pessoas deve tratar este tema com absoluta prioridade e senso de profissionalismo não reocupando-se tão somente em " ter uma tabela salarial" .Importante salientar que trata-se da área a ser cobrada pelos indicadores de engajamento.

Remuneração sob o ponto de vista  estratégico  requer um acompanhamento do mercado, ou seja, do segmento de atuação da  empresa  onde " compete pelo talento humano".
Outro aspecto muito importante é trabalharmos o conceito de remuneração total que é a resultante da soma do salário nominal + bônus+ PLR + benefícios. Desta forma não corre-se o risco de determinada empresa comparar somente o salário nominal com outra que possua uma política de variável mais agressiva tornando-se mais atrativa para os candidatos e também  com melhores indicadores de engajamento .

As empresas precisam ter flexibilidade e pensar de modo estratégico para administrar seu pacote de remuneração  neste tipo de ambiente com ações tais como:
  • Flexibilizar a administração salarial;
  • Manter os níveis de remuneração alinhados com a inflação;
  • Observar o mercado;
  • Tornar-se inovador utilizando-se de ferramentas alternativas de retenção;
  • Mapear os cargos críticos para o seu negócio e desenvolver políticas de remuneração especificas para eles;
  • Definir políticas de remuneração e comunica-las a toda a empresa;
  • Criara indicadores de acompanhamento. Por exemplo: total da folha sobre o faturamento;

Muito obrigado.
01/05/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário