segunda-feira, 23 de março de 2015

TALENTOS DE 50 ANOS

Na Semana passada fui entrevistado pro uma jovem formanda do curso de administração com ênfase em Recursos Humanos que está finalizando o seu  TCC.

O tema do TCC é : " O que o mercado entende por talento" . Pois bem, esta pergunta suscitou-me algumas reflexões que eu gostaria de dividir com vocês.
A primeira é que na minha opinião um talento pode apresentar-se em qualquer idade cronológica ou tempo de experiência no mercado de trabalho e não somente um profissional jovem .

Acho importante olharmos sobre  este prisma , principalmente pelo fato de haver um número significativo de profissionais na faixa de 50 anos , com disponibilidade para assumir novos desafios , com boa formação, mobilidade e elevada energia para  trabalharem .

Partindo-se do pressuposto que a  expectativa de vida do brasileiro é de  74,9 anos em 2013, para ambos os sexos, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), logo, um profissional de 50 anos teria um bom tempo de atividade profissional.Talvez até venha a ter um tempo de permanência na empresa superior a de uma profissional  de menor idade ou em início de carreira.

Desta forma há um contingente significativo de profissionais que " não estão sendo  acessados" pelas empresas que possuem condições e maturidade para contribuir de forma significativa para estas empresas.

A sugestão que eu deixo para os departamentos de RH é que  busquem entrevistar presencialmente estes profissionais, pois muitos são desconsiderados pela simples análise de um cv, pois poderão ser surpreendidos por  muitos deles  ao apresentarem grande energia e disposição para o trabalho, principalmente nos casos em que estejam buscando recolocação há algum tempo , pois  saberão valorizar uma oportunidade de retornar ao mercado de trabalho.

A segunda reflexão é um certo  antagonismo desta busca , pois o  profissional  mais valorizado pelas empresas é aquele que possui a capacidade de resolução de problemas  , independentemente  da área onde atue e segmento de negócio. E mais uma vez os talentos de 50 anos ou mais podem possuir estes atributos conforme já citado anteriormente.
Desta forma a reflexão que fica é : " Você  acredita em talentos de 50 anos ou mais" ?

Boas reflexões.

Muito obrigado.
Porto Alegre, 23/03/2015

Um comentário:

  1. O que o Morgan comenta é uma verdade. Os profissionais de aproximadamente 50 anos são da geração X e costumam "vestir a camisa" da empresa onde tem oportunidade de atuar, já os mais jovens da geração Y costumam mudar constantemente de trabalho.
    Acredito que uma mescla no nível de idade dos profissionais dá um balanço saudável para as empresas.

    ResponderExcluir