quarta-feira, 6 de julho de 2016

COMO EU GOSTARIA DE TER UM CHEFE COMO EU

Dou inicio este texto como uma frase provocativa : " - Como eu gostaria de ter um chefe como eu ". O objetivo desta frase é o de convidar os líderes  para uma reflexão sobre a forma como lidam com as diversas personalidades dos membros de sua equipe.

É muito comum termos  líderes que " se acham o máximo" simplesmente pelo fato de terem alcançado uma posição de liderança , ou seja, trabalham durante muito tempo para chegarem a esta posição e quando a alcançam acham que tudo está resolvido.Na realidade ninguém é lider e sim está lider.

Ao atingir a posição de líder sinto informar que o trabalho está apenas iniciando, pois os maiores desafios advém a partir desta nova posição .

É de extrema importância que o líder gere um ambiente de confiança junto a sua equipe e para que atinja este patamar entendo que alguns aspectos são fundamentais a saber:

1) Comunique claramente para a equipe os objetivos a serem alcançados em determinado projeto, detalhando a forma como deve ser realizado, solicitando sugestões e deixando um espaço aberto para que o seu liderado desenvolva o trabalho de uma forma diferente da sua visão inicial. Desta forma o líder poderá receber uma ideia complementar a sua e por que não melhor do que a sua?

2) Seja respeitado e não temido. A prática  de dar ordens está amplamente superada. As pessoas não se engajam em projetos que não acreditam , não se identificam ou até mesmo  não entendem. Cabe ao líder buscar aproximar-se da equipe, de uma forma humilde, buscando uma construção coletiva, pois do contrário o presenteísmo (*) será a tônica .

(*) Presenteismo é o nome dado ao fenômeno de se estar de corpo presente no ambiente de trabalho, mas, por vários motivos o profissional não tem produtividade, ou seja, o indivíduo está fisicamente presente mas a mente não está .

3) Elogie em público e critique/oriente individualmente.Não exponha as pessoas publicamente. Ninguém gosta, e gera sentimentos negativos.

4) Desenvolva a empatia que nada mais é do que  a capacidade psicológica para sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por você.. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo.A empatia leva as pessoas a ajudarem umas às outras. Está intimamente ligada ao respeito e interesse pelo outro. 

5) Desenvolva-se tecnicamente para que seja respeitado pela sua equipe por ser um grande entendedor da sua área de atuação.Um líder não deve, obrigatoriamente, saber mais sobre determinado assunto ao comparar-se com a sua equipe, mas deve conhecer tanto quanto a sua equipe.
6) Trate as pessoas com respeito e educação , pois estes dois requisitos não são diferenciais e sim obrigação.

E finalizo com a mesma pergunta: " - Eu gostaria de ter uma chefe como eu?

Responda sinceramente , pois pode ser uma grande oportunidade para evoluir.


05/07/2016