segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

O QUE ESPERAR DE UM LIDER EM 2014



Estamos chegando ao final de mais um ano sendo o momento  onde , inevitavelmente, nos dedicamos a refletir sobre três questões básicas:

1) Fazermos  um balanço sobre o que fizemos de bom do ano de 2013;

2) Refletirmos sobre  os pontos e/ou acontecimentos que não atenderam as  nossas expectativas em 2013 analisando oportunidades de melhoria ;

3) Planejarmos o ano vindouro.

Para que o ano de 2014 supere as nossas expectativas em todos os aspectos gostaria de sugerir aos gestores que trabalhem em três contextos  a saber:

a) Integridade: Aja com coerência alinhando o seu discurso com  a prática, e acima de tudo divulgue a sua equipe os valores nos quais você acredita.

b) Autenticidade: Pratique e viva diariamente de acordo com os valores divulgados. A sua equipe analisa constante sua atitude e comportamento.

c) Respeito: Respeite os indivíduos dentro e fora da organização de forma absolutamente genuína.

Agindo desta forma tenho certeza de que s resultados alcançados serão fantásticos.

Feliz Natal a todos com muita paz , saúde e amor.

23/12/2013

domingo, 15 de dezembro de 2013

A HORA DO ENCANTAMENTO



Estamos vivendo um  momento  de pleno emprego no Brasil onde a disputa por profissionais está bastante acirrada.Entendo que tão importante quanto recrutar e selecionar novos colaboradores é trabalhar para mantê-los engajados nas empresas.

O período de 90 a 100 dias após a admissão do novo colaborador é de fundamental importância para o seu prosseguimento nas empresas. É o período em que a empresa deve dedicar-se  a " encantar" este profissional analogamente ao que seria "'encantar o  cliente".

Devemos  compreender que toda a relação para ser duradoura  dever basear-e em confiança , sendo que confiança traduz-se  " cumprir com o que se promete" . Por isto é de fundamental importância que os selecionadores  informem ao candidato exatamente como é  cultura da empresa  e avaliem se o perfil do mesmo está em linha com ela. Qualquer tentativa de procurar forçar,adaptar ou até mesmo tentar convencer o candidato fatalmente resultará na não permanência do mesmo no novo emprego.

O processo de recrutamento e seleção é uma "  via de mão dupla " onde empresa e candidato fazem uma escolha mútua, ou seja, há que ser atrativo pra ambos.
Passado o momento da seleção e escolha do candidato inicia-se o processo de integração na empresa. Gostaria de sugerir algumas ações  simples e de baixo custo que facilitam o processo de inclusão do mesmo na equipe e empresa:

1) COMUNICAÇÃO AO DEPARTAMENTO: O Gestor deve informar aos colegas de equipe/departamento que um novo colega está sendo admitido, seu histórico acadêmico, profissional,educacional,e quais serão suas responsabilidades no departamento . Esta comunicação dever ser feita verbalmente.

2) COMUNICAÇÃO À EMPRESA: Pode ser redigido  um " comunicado" relatando as experiências do colega, formação, empresas em que trabalhou, data de admissão, cargo e foto. Pode ser enviado por e-mail a toda empresa, internet ou até mesmo afixar em quadros murais.

3) PRIMEIRO DIA DE TRABALHO:Apresentar  formalmente, o colega a equipe de trabalho, designar  um colega para orientar sobre a estrutura física do ambiente de trabalho, regras de convivência e convidá-lo a almoçar com a equipe para ir conhecendo os colegas .

4) PROCESSO DE INTEGRAÇÃO: Formalizar um processo de integração onde, fundamentalmente, o novo colaborador, seja apresentando aos principais departamentos em que terá interface de trabalho.  Nesta etapa deverá ser disponibilizado para leitura as políticas da empresa, código de ética, operacionalização de benefícios, etc.

5) ACOMPANHAMENTO  DO PROCESO DE INTERGRAÇÃO 45 DIAS: Importante o líder conversar com o  este novo subordinado em uma fase intermediária ao processo de efetivação, a fim de avaliarem como o novo colaborador está sentido-se na nova empresa e acima de tudo dar a oportunidade para que o mesmo  sinta-se a vontade para falar exatamente o que pensa. Esta fase é importantíssima para ambos, pois pode ser uma grande oportunidade para que a empresa e  o líder avalie sua forma de gestão e comportamento de sua equipe.

6) EFETIVAÇÃO 90 DIAS: Esta tarefa será por demais facilitada se  seguirmos os passo de 1 a 5, pois o  novo colaborador irá sentir-se " valorizado" e acima de tudo " respeitado" . A partir deste momento a possibilidade dele formar vínculos  com a empresa, liderança e colegas de equipe será muito maior.

Temos que ter em mente que gerir pessoas necessita envolvimento de todos e acima de tudo trata-se da maior responsabilidade de um líder. Se a equipe não performa , não é integrada e possui elevada rotatividade podemos ter certeza de  que ela não possui um bom líder.

Muito obrigado.
14/12/2013

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

RECIPROCIDADE PROFISSIONAL


A troca de informações entre profissionais ou benchmarking é uma prática de grande valia para as empresas e profissionais sob forma de manterem-se atualizados com relação ao mercado de trabalho, gestão, tendências, referências e informações corporativas de um forma em geral.

Há grupo de profissionais dos mais variados segmentos  com encontros presenciais, virtuais ( que cresceram muito com as redes sociais e Linked in) e grupos com sistemas de reuniões mistos, ou seja, virtuais com encontros presenciais a cada período de tempo.

Como todo grupo de pessoas há diversos tipos de comportamentos, desde os profissionais mais participativos até aqueles profissionais. com menor nível de participação.

Tenho observado que a reciprocidade nas trocas de informações tem reduzido consideravelmente, embora seja antagônico com a facilidade proporcionadas pelas ferramentas digitais vamos dizer assim.

Entendo que o principal motivo desta queda seja o grande volume de trabalho que os profissionais estão enfrentando em função das estruturas cada vez mais diminutas.A sobrecarga é evidente , reduzindo consideravelmente o tempo investido em atualização e contato profissional.

Dentro deste quadro de tempo restrito alguns profissionais estão relegando a um segundo plano a troca de informações ou até mesmo somente procuram outros profissionais quando possuem alguma  necessidade individual.

Entendo que o equilíbrio básico das relações em qualquer campo seja, profissional, familiar, sentimental , etc é baseada na reciprocidade.Desta forma sugiro que todo o profissional refleta se a sua reciprocidade profissional apresenta  uma situação de equilíbrio.

Faça sua reflexão e caso você não  esteja numa situação de equilíbrio não há tempo a perder: " invista em seu benchmarking agora".

Muito obrigado.

Porto Alegre 06  de Dezembro de 2013

www.morgansantos.com.br

morganesantosrh@hotmail.com