sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

RECIPROCIDADE PROFISSIONAL


A troca de informações entre profissionais ou benchmarking é uma prática de grande valia para as empresas e profissionais sob forma de manterem-se atualizados com relação ao mercado de trabalho, gestão, tendências, referências e informações corporativas de um forma em geral.

Há grupo de profissionais dos mais variados segmentos  com encontros presenciais, virtuais ( que cresceram muito com as redes sociais e Linked in) e grupos com sistemas de reuniões mistos, ou seja, virtuais com encontros presenciais a cada período de tempo.

Como todo grupo de pessoas há diversos tipos de comportamentos, desde os profissionais mais participativos até aqueles profissionais. com menor nível de participação.

Tenho observado que a reciprocidade nas trocas de informações tem reduzido consideravelmente, embora seja antagônico com a facilidade proporcionadas pelas ferramentas digitais vamos dizer assim.

Entendo que o principal motivo desta queda seja o grande volume de trabalho que os profissionais estão enfrentando em função das estruturas cada vez mais diminutas.A sobrecarga é evidente , reduzindo consideravelmente o tempo investido em atualização e contato profissional.

Dentro deste quadro de tempo restrito alguns profissionais estão relegando a um segundo plano a troca de informações ou até mesmo somente procuram outros profissionais quando possuem alguma  necessidade individual.

Entendo que o equilíbrio básico das relações em qualquer campo seja, profissional, familiar, sentimental , etc é baseada na reciprocidade.Desta forma sugiro que todo o profissional refleta se a sua reciprocidade profissional apresenta  uma situação de equilíbrio.

Faça sua reflexão e caso você não  esteja numa situação de equilíbrio não há tempo a perder: " invista em seu benchmarking agora".

Muito obrigado.

Porto Alegre 06  de Dezembro de 2013

www.morgansantos.com.br

morganesantosrh@hotmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário