quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

O QUE EXISTE  ALÉM  DOS SALÁRIOS


Ao fazermos o cálculo dos custos salariais quer seja para calcular os custos com a conta salários ou para comparativos com o mercado , é de fundamental importância considerarmos os custos dos benefícios, além do salário nominal .
Acho adequado utilizarmos o conceito de remuneração anual muito adotado pelos americanos somando-se todos os valores percebidos anualmente tais como : salário nominal x 12 + 13° salário+ bônus+ gratificações+ prêmios adicionais+ PLR e dividirmos o resultado por 12. A resultante desta equação representa um salário mensal. A partir deste momento temos condições de compararmos com o mercado dentro da mesma metodologia de cálculo.
Agregando a esta equação podemos considerar os benefícios tais como : previdência privada,veículo, gasolina, plano de saúde, plano odontológico,  seguro  de vida, vale transporte, auxilio educação, vale restaurante, vale refeição, etc.
Logo,
                                     

Desta forma poderemos calcular o percentual dos benefícios sobre o salário nominal e iremos perceber que este impacto é bastante relevante.Na realidade este é o comparativo que as áreas de remuneração das empresas devem fazer , pois é a conta que o acionista faz ou que o governo faz no caso de empresas públicas.
Também é o comparativo que o colaboradores devem fazer quando  analisam uma eventual proposta de emprego. Tenho percebido  que muitos profissionais aceitam propostas de emprego analisando puramente  salário nominal não levando-se  em consideração a remuneração total exemplificada acima.
Outro ponto a ser analisado é o nível de coparticipação do colaborador nos benefícios  concedidos pela empresa.Exemplificando : se uma empresa cobra a coparticipação de 25% em consultas exames nos planos de saúde  e a outra empresa não cobra pode gerar um desequilíbrio  favorável ou desfavorável  para  o colaborador.
De posse destas informações as empresas poderão fazer campanhas de valorização dos benefícios concedidos aos colaboradores gerando um nível de engajamento maior  e os colaboradores poderão analisar o total de sua remuneração de forma adequada.

Muito obrigado.
13/02/2014


Nenhum comentário:

Postar um comentário