Tem sido grande o desafio das
empresas e mais especificamente para suas áreas de Recursos Humanos em desenvolver suas
lideranças ,a fim de enfrentar os
enorme desafios a frente de suas equipes.
Quando se fala em estilo de
liderança e gestão, surge naturalmente o conceito de coaching, enquanto o de
mentoring está mais relacionado ao estilo de desenvolvimento de carreira.
Uma das ferramentas mais
conhecidas e praticadas no mercado de trabalho tem sido o coaching. Na verdade, o papel de coach é focado em suportar o coachee para que atinja
seus resultados em termos profissionais, pois para que um programa de coaching
tenha bons resultados é fundamental que empresa, coachee e coach definam uma
demanda especifica a ser trabalhada, por um período limitado de tempo.
Particularmente não acredito em
programas de coaching de grande duração e desenvolvido por profissionais que
não tenham uma grande vivência no ambiente empresarial. No meu ponto de vista a
troca entre coach e coachee fica muito limitada, pois por um lado o coachee
necessita desenvolver competências especificas baseada em situação vivenciadas previamente
pelo coach, ou seja, se não for assim "não rola".
Outra ferramenta de grande relevância
mas de menor utilização pelas empresas quando comparadas ao coaching é o Mentoring. Os programas de mentoring possuem o foco em sucessão e são voltados para
apoiar e desenvolver colaboradores na
própria organização em que trabalham, evitando assim a rotatividade,
preparando-os para o processo sucessório e atraindo novos colaboradores com
suas políticas de desenvolvimento de carreira. O mentoring envolve a
participação de uma pessoa experiente (mentor) para ensinar e preparar outra
pessoa (orientado) com menos conhecimento ou familiaridade em determinada área
ou assunto. Esta abordagem é baseada na aprendizagem individual e no
desenvolvimento profissional, procurando alinhar o talento e o potencial do colaborador
as necessidades da empresa.
Algumas premissas são muito importantes para o sucesso de programas de mentoring, conforme descrito a
seguir:
• Premissa 1: Um programa de
mentoring deve ter dois focos: o mentor e o orientado.
• Premissa 2: O processo de
recrutamento de um programa de mentoring deve ser amplamente divulgado dentro
da empresa,ter uma pré-seleção dos candidatos, devendo deixar claro aos
mentores e orientados os pré-requisitos necessários e os critérios de
participação.
• Premissa 3: Um programa de
mentoring deve admitir voluntários para apoiar os esforços da coordenação. Estes
voluntários devem ser profissionais em nível sênior dentro das organizações ou
até mesmo ex colaboradores.
• Premissa 4: Um programa de
mentoring deve oferecer um mínimo de treinamento para clarificar os papéis a serem
trabalhados e distinguir o mentoring de outras formas de desenvolvimento.
• Premissa 5: Um programa de
mentoring, visando ao seu processo de melhoria contínua, deve avaliar da forma
mais direta possível se os seus objetivos foram alcançados, o nível de
satisfação dos participantes e a qualidade do envolvimento com os orientados.
• Premissa 6: Os papel do mentor
não pode sobrepor-se e nem confundir-se com o papel do gestor , na realidade
trata-se de papeis distintos , sendo
que o primeiro busca o desenvolvimento da carreira e o segundo o de atingir
resultados objetivos da área e da empresa.
Desta forma, ambos programas são
de grande valia a aplicabilidade nas empresas somente devemos ter o devido cuidado
de saber os objetivos esperados de cada um.
Muito obrigado.
02/02/2015
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