sábado, 13 de maio de 2017

CICLOS DE CARREIRA  





Foi-se o tempo em que o colaborador desenvolvia uma longa carreira nas empresas.Entrar como estagiário ou trainee e ir galgando posições até alcançar posições gerenciais na mesma empresa é muito raro no dias atuais.Os jovens que ingressam no mercado de trabalho possuem a expectativa de viver grandes experiências   num curto espaço de tempo dentro das organizações.

Frases como :

" Eu quero fazer o  que eu  gosto ".
" Gostaria de fazer no horário que eu estou a fim ".
" Quero trabalhar na empresa " x " e não na empresa" Y" pois não me identifico com os valores da "x".

E assim por diante...
O grande desafio das empresas é o de alinhar as expectativas de ambos os lados e isto nem sempre é fácil, eu diria que é muito complicado.

Ciclos de carreira de 2 a 3 anos são uma realidade . É comum profissionais  com  30/35 anos de idade já terem trabalhado em mais de 6, 8 empresas ou até mais.  Esta situação é  muito diferente da que vivíamos num passado recente.

A tarefa fica cada vez mais difícil para o RH que não pode mais " descartar" um candidato pelo fato do mesmo ter trabalhado em várias empresas.O grande desafio é que as empresas consigam desafiar o seu colaborador a criar valor e envolvendo-o   com o negócio. Eu diria que a coisa está na linha do " que seja bom enquanto dure".

Entendo que algumas ações contribuem para que tanto a empresa quanto o colaborador  consigam ampliar este ciclo.São elas:

-  Proximidade entre o líder e o liderado : É fundamental que o líder seja um profissional que proporcione total liberdade e acesso à todos os liderados. Trabalhar num ambiente sem paredes e com sua mesa junto a equipe é de fundamental importância.Um rotina semanal ou quinzenal de reuniões  apresentando os resultados da empresa, bem como os resultados esperados e alcançados pela área contribuem sobre maneira para o atingimento dos resultados esperados.

- Cultura do feedback:  É inadmissível nos dias atuais  que líder e liderado não tenham pelo menos uma conversa individual e mensal sobre as expectativas recíprocas , bem como das  entregas esperadas  . A responsabilidade principal de  uma líder é a de orientar sua equipe.  Não há desculpas para a falta de tempo.Trata-se apenas de estabelecer esta prioridade.

- Equipes de alta performance ou auto gerenciáveis:  Delegar projetos à  equipe , definindo os objetivos a serem alcançados, disponibilizando os recursos necessários e proporcionando total liberdade para que a mesma busque as melhores soluções  a seu critério, trazem resultados fantásticos , ou seja, envolver-se as pessoas com uma causa.  

- Comunicação: A comunicação que defendemos é aquela olho no olho onde a liderança proporcione  espaço e ambiente seguro para que a equipe esclareça todas as suas dúvidas.É importante que o líder tenha a clareza de que todos entenderam a mensagem . Repetindo quantas vezes for necessário.

- Mobilidade: Implantar e/ou difundir a cultura da mobilidade quer seja entre áreas ( job-rotation) ou entre unidades, cidades, estados e ou países proporciona desafios gerando envolvimento dos colaboradores, cria-se a empatia ou seja: " eu serei você amanhã"  .
Desta forma entendemos que poderemos ampliar os ciclos de carreira dos nosso colaboradores.
13/05/2017
morgan@morgansantos.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário