CICLOS DE CARREIRA
Foi-se o tempo em que o
colaborador desenvolvia uma longa carreira nas empresas.Entrar como estagiário
ou trainee e ir galgando posições até alcançar posições gerenciais na mesma
empresa é muito raro no dias atuais.Os jovens que ingressam no mercado de trabalho
possuem a expectativa de viver grandes experiências num curto
espaço de tempo dentro das organizações.
Frases como :
" Eu quero fazer o que eu gosto ".
" Gostaria de fazer no
horário que eu estou a fim ".
" Quero trabalhar na empresa
" x " e não na empresa" Y" pois não me identifico com os
valores da "x".
E assim por diante...
O grande desafio das empresas é o
de alinhar as expectativas de ambos os lados e isto nem sempre é fácil, eu
diria que é muito complicado.
Ciclos de carreira de 2 a 3 anos
são uma realidade . É comum profissionais com 30/35 anos de idade já terem trabalhado em
mais de 6, 8 empresas ou até mais. Esta situação
é muito diferente da que vivíamos num
passado recente.
A tarefa fica cada vez mais difícil
para o RH que não pode mais " descartar" um candidato pelo fato do
mesmo ter trabalhado em várias empresas.O grande desafio é que as empresas
consigam desafiar o seu colaborador a criar valor e envolvendo-o com o negócio. Eu diria que a coisa está na
linha do " que seja bom enquanto dure".
Entendo que algumas ações
contribuem para que tanto a empresa quanto o colaborador consigam ampliar este ciclo.São elas:
- Proximidade entre o líder e o liderado
: É fundamental que o líder seja um profissional que proporcione total
liberdade e acesso à todos os liderados. Trabalhar num ambiente sem paredes e
com sua mesa junto a equipe é de fundamental importância.Um rotina semanal ou
quinzenal de reuniões apresentando os
resultados da empresa, bem como os resultados esperados e alcançados pela área contribuem
sobre maneira para o atingimento dos resultados esperados.
- Cultura do feedback: É inadmissível nos dias atuais que líder e liderado não tenham pelo menos uma
conversa individual e mensal sobre as expectativas recíprocas , bem como das entregas esperadas . A responsabilidade principal de uma líder é a de orientar sua equipe. Não há desculpas para a falta de
tempo.Trata-se apenas de estabelecer esta prioridade.
- Equipes de alta performance
ou auto gerenciáveis: Delegar
projetos à equipe , definindo os
objetivos a serem alcançados, disponibilizando os recursos necessários e
proporcionando total liberdade para que a mesma busque as melhores soluções a seu critério, trazem resultados fantásticos ,
ou seja, envolver-se as pessoas com uma causa.
- Comunicação: A
comunicação que defendemos é aquela olho
no olho onde a liderança proporcione espaço e ambiente seguro para que a equipe esclareça
todas as suas dúvidas.É importante que o líder tenha a clareza de que todos
entenderam a mensagem . Repetindo quantas vezes for necessário.
- Mobilidade: Implantar
e/ou difundir a cultura da mobilidade quer seja entre áreas ( job-rotation) ou
entre unidades, cidades, estados e ou países proporciona desafios gerando
envolvimento dos colaboradores, cria-se a empatia ou seja: " eu serei você
amanhã" .
Desta forma entendemos que
poderemos ampliar os ciclos de carreira dos nosso colaboradores.
13/05/2017
morgan@morgansantos.com.br
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