sábado, 7 de outubro de 2017

ARQUITETURA ORGANIZACIONAL





Define-se a  Arquitetura Organizacional  como  sendo a estrutura através da  qual   uma organização  funciona .Devemos  desenhar  uma arquitetura organizacional que otimize a utilização dos recursos para produzir os bens e os serviços demandados pelos clientes .

Os dois pilares  da arquitetura organizacional são: alocação das tarefas  e pessoas e a integração entre colaboradores e departamentos. Neste artigo irei detalhar a  alocação das tarefas e pessoas  por tratar-se da tarefa mais árdua para definição do modelo que mais se adéqua as necessidades da empresa e segmento de atuação.Pode ser subdividida em :

Estrutura Vertical: estrutura hierárquica que consiste na   segregação por níveis da autoridade e da responsabilidade.  Determina onde o poder e a tomada de decisão são concentrados. As estruturas verticais possuem  mais  níveis da gerência e de supervisão.  A primeira tarefa dos gerentes é assegurar-se de que haja uma coordenação ou uma integração adequada  entre funções e divisões para  que os recursos organizacionais sejam otimizados.Trata-se de uma estrutura tradicional.

A  gerência  focaliza em processar a informação, em centralizar a tomada de decisão para os níveis mais abaixo  na hierarquia, bem como em depurar  a  informação para os executivos superiores.

Resultado de imagem para organograma





Elencamos a seguir algumas vantagens e desvantagens segundo nosso entendimento:.



Vantagens :

1. Centralização da autoridade .
2  Segregação das funções nos departamentos .
3. Definição clara de  autoridade .
4. Controle e comando .
5. Supervisão  mais próxima dos colaboradores.

Desvantagens

1. Maior  burocracia
 2. Impeça uma comunicação e a coordenação
3. Distorção de informações e comandos.
 4. Diminua o motivação
 5. Gerentes médios demais que adicionam às despesas do salário




Estrutura Horizontal: É oposta da estrutura Vertical. Trata-se da  estrutura de organização com poucos ou nenhum nível de gerência  entre a equipe de colaboradores e os mesmos.  A gerência concede maior autonomia aos colaboradores  e a tomadores de decisão  estão descentralizados.Trata-se de uma organização mais democrática em sua natureza. Geralmente estes gerentes médios não focalizam no  detalhamento das tarefas  e sim preferivelmente no alocamento de recurso, na política geral  e no orçamento.


Um exemplo da organização lisa da estrutura é dado na figura abaixo



Elencamos a seguir algumas vantagens e desvantagens segundo nosso entendimento:




Vantagens

1. Elimina a burocracia e os níveis intermediários
 2.Os colaboradores reportam diretamente aos gerentes de maior nível. Organização mais informal.
3. O processo de tomada de decisão envolve a maioria dos colaboradores  sendo mais rápido.
4. Melhora a Comunicação, e integração entre as áreas e departamentos.

Desvantagens

1. Sobrecarga dos gestores pela  demanda maior .
2. Necessidade de maior nível de qualificação dos gestores .
3. Menores possibilidade de promoção pois o número de posições estratégicas são menores.
4. Desligamentos na fase inicial


5. Melhor adaptação às mudanças a seu ambiente interno e externo


 
Entendemos que o modelo a ser definido depende basicamente da cultura da organização e dos seus valores , mas é fundamental termos e mente que no momento da seleção deve-se contratar profissionais que esteja a alinhados   com estes valores para que possamos manter um clima organizacional elevado e que acima de tudo a organização atinja os seus objetivos no mercado em que atua.

Muito obrigado



Mórgan Santos                                                                              07/10/2017

                       

morgan@morgansantos.com.br

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