Tenho sido requisitado com freqüência para apoiar empresas no sentido de
desenvolver trabalhos de auxilio a gestão de benefícios, situação esta que é
por mim ratificada em conversas com profissionais de RH e executivos de empresas.
O fato é que há um baixo conhecimento por parte dos colaboradores da extensão
dos benefícios concedidos pelas empresas em que trabalham.
Em tempo de disputa acirrada por profissionais nos mais diversos níveis
acredito ser de fundamental importância que as empresas ressaltem os seus
pontos fortes ou até mesmo diferenciais com relação às práticas de mercado.
O fato é que os valores investidos em benefícios tais como: assistência
médica, odontológica, seguro de vida, auxílio educação, etc. podem até
igualarem-se ao valor do salário nominal para posições mais operacionais ou até
mesmo superá-lo se o número de dependentes for superior a três ou quatro e
assim sucessivamente.
Desta forma acho de fundamental importância que os profissionais de RH e
gestores de uma forma em geral devem elaborar um programa efetivo de
comunicação e gestão dos benefícios.
Um programa de comunicação dos benefícios bem concebido intensificará a
valorização dos mesmos por parte dos colaboradores, assegurando que as empresas
obtenham o retorno pretendido dos referidos programas. Um programa efetivo
deverá fornecer informações regulares aos colaboradores de maneira oportuna e
econômica. Sob o meu ponto de vista sugiro algumas ações para que esta
divulgação alcance os resultados desejados.
1- Construção de uma identidade:
- Projetar
materiais que atraiam a atenção e despertem grande interesse aos
colaboradores.
- Desenvolver um
logotipo para todo o material referente ao assunto.
- Identificar um
lema para o programa de benefícios.
2 –
Ao redigir materiais sobre os benefícios devemos considerar:
- Evitar
explanações complexas. A linguagem clara, concisa e inteligível é
obrigatória.
- Fornecer
inúmeros exemplos para ilustrar aspectos dos benefícios.
- Explique todos
os benefícios de maneira franca e honesta. Não tente omitir notícias
desagradáveis.
- Explicar a
finalidade e o valor de cada benefício.
3 –
Ao publicar informações de benefícios devemos considerar:
- Usar todas as
técnicas comuns de comunicação aos funcionários, a saber: reuniões, murais,
intranet, panfletos, contra cheques e acima de tudo disseminar o
conhecimento aos líderes que são o vínculo maior com estes colaboradores.
- Adequar a
linguagem de comunicação ao público alvo.
- Manter a
tecnologia de auto-atendimento do funcionário para disseminar informações
sobre benefícios de forma sistemática.
- Manter uma
linha direta sobre benefícios para esclarecer as dúvidas dos
colaboradores.
- Fazermos
comparativos com as melhores práticas de mercado, a fim de que os
colaboradores tenham uma visão do que as outras empresas praticam sob
forma de valorizar as ações praticadas por cada empresa.
- Dar uma visão
dos investimentos despendidos pela empresa e o valor total de salários
somados aos benefícios que representa o valor da remuneração total.
4-
Sob o enfoque do RH
- O profissional
de RH, gestor do plano, deve ser grande conhecedor da legislação ou buscar
profissionais que possam dar apoio nesta gestão.
- Atualizar-se,
constantemente, sobre as práticas de mercado.
- Fazer cotações
anualmente sobre dos benefícios concedidos por mais satisfeito que esteja
com os prestadores de serviço no momento.
- Desenvolver um
painel de indicadores de cada beneficio concedido a saber: participação da
empresa, participação do colaborador, nível de utilização, número de
consultas por colaboradores, custo geral per capita, percentual investido
sobre o total da folha de pagamento e assim por diante.
Desta forma entendo que poderemos potencializar e acima de tudo
valorizar os grandes investimentos feitos pelas empresas no pacote de benefícios
que é de fundamental importância para a retenção de talentos.
Mórgan Flory Santos
21/06/2013
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