sexta-feira, 14 de novembro de 2014

A IMPORTÂNCIA DO ANALISTA SÊNIOR EM SUA EQUIPE


No trabalho de consultoria que tenho desenvolvido junto às empresas tenho observado que há uma carência da figura  do Analista  de nível sênior .

O fato é que a formação e desenvolvimento deste profissional demanda em média de 04 a 06 anos , sendo que em muito casos,  este tempo é visto como demasiado tanto por parte do profissional quanto por parte da empresa. Em função desta  visão de curto prazo, leva-se à promoções prematuras e perda de capacidade técnica das equipes de trabalho.

Dentre os fatores que limitam o desenvolvimento destes profissionais podemos citar:


1) Dificuldade de retenção dos profissionais: Em virtude da " disputa por profissionais" pelas empresas faz com que as promoções  sejam mais rápidas sem a necessária maturidade do profissional.

2) Maior remuneração  das posições de liderança : A natural busca dos profissionais pela maior remuneração concedida às posições de liderança faz com eles " pressionem" as empresas  a promovê-los ,como forma de mantê-los nas mesmas. Neste caso vale um ditado de mercado : " perde-se um ótimo técnico e ganha-se um mau líder ". Um política de remuneração que contemple a carreira em y pode minimizar ou até mesmo solucionar este problema.

3) Nível de maturidade da liderança : Alguns lideres possuem dificuldade em  lidar com o contraditório , pois estes colaboradores são mais questionadores.Neste caso é relevante a definição dos papéis de cada um, bem como  a prática do feedback deve ser uma rotina.

4) Ser líder é sinônimo de status: A função de Analista, ou seja,a  função de técnico ,é vista com sendo " uma posição menor " com relação a uma posição de liderança . Neste caso a tendência será de promover o Analista Sênior para Coordenador, Supervisor, etc. Uma  política de exposição/ envolvimento  deste profissionais em projetos relevantes para a  empresa pode ser uma ótima estratégia a adotar.

5) Remuneração do Analista Sênior é próxima de um Supervisor/Coordenador ou gestor:  Como  a remuneração é relativamente próxima ,a tendência é a de promover este profissional principalmente em estruturas menores . Desta forma o gestor fica envolvido em questões operacionais em detrimento de questões estratégicas.

6) A Cultura interna recrimina um certo acomodamento: O fato de um profissional decidir por atuar como Analista Sr em detrimento de posições de liderança poder ser visto como um certo acomodamento por parte deste profissional ou até mesmo falta de ambição. O satus quo valoriza quem quer ser líder.Trata-se de um grande equívoco.


O fato é que a  falta destes profissionais nas equipes de trabalho sobrecarrega os lideres,levando-os para uma atuação mais operacional . Desta forma perdem todos , a área perde representatividade por ser mais operacional e a empresa pela falta de profissionais com capacidade critica e de solucionar problemas .

É necessário que a área de Recursos Humanos faça esta análise de estrutura e desenvolva programas de remuneração/benefícios e desenvolvimento voltado para estes profissionais.


Muito obrigado.

Porto Alegre 14  de Novembro de 2014

www.morgansantos.com.br

morganesantosrh@hotmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário