Fazendo-se uma analogia com a área financeira onde " o ganho é proporcional ao risco" eu
diria que " o desenvolvimento de uma
cultura criativa nas empresas é proporcional ao nível de tolerância
ao erro" que a organização permite.
Na realidade as
empresas devem proporcionar um clima aos
seus colaboradores no qual os mesmos sintam-se seguros e desafiados a
contribuir com suas ideias , a fim de desenvolverem soluções inovadoras para as
empresas.
Os ser humano ao sentir medo tem uma tendência a bloquear o
seu processo criativo , paralisar e trabalhar apenas em sua zona de conforto , ou seja, fazer
mais do mesmo.
Os programas de ideias desenvolvidos por muitas empresas em
que estabelecem um número mínimo e obrigatório de ideias por colaborador por mês ou ano não fazem muito sentido no meu ponto de vista.
Entendo que programas com esta finalidade devem incentivar a participação voluntária de seus
colaboradores, pois ao ser entendido por todos como um programa " genuíno" alcançará muito mais
adeptos.
O desenvolvimento de uma cultura criativa obedece a uma
lógica bastante conhecida dentro das empresas, ou seja, trata de um processo top
down onde os altos executivos são " os patrocinadores do programa".Para tal eles devem ser pessoas
próximas dos colaboradores, circularem entre os mesmos, incentivarem o desenvolvimento
de políticas muito bem definidas e cumpri-las de forma exemplar.
A comunicação interna é fator fundamental da disseminação
desta cultura criativa, onde as boas práticas devem ser divulgadas a todos os
colaboradores , valorizadas e acima de tudo reconhecidas. Importante salientar
que reconhecimento não implica, necessariamente, em prêmios em dinheiro. Um gestor pode-se
reconhecer um colaborador simplesmente agradecendo-o e elogiando pelo bom
trabalho .
Importante salientar que toda ideia possui o seu valor independentemente
do nível de complexidade e impacto que ela traga o que vale mesmo é
aderir a causa !!!
Então, o que você está esperando? Pode errar!!!
Muito
obrigado!
Porto
Alegre 02 de Dezembro de 2014
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