terça-feira, 2 de dezembro de 2014

A TOLERÂNCIA AO ERRO X PROCESSO CRIATIVO


Fazendo-se uma analogia com a área financeira onde " o ganho é proporcional ao risco" eu diria que " o desenvolvimento de uma cultura criativa nas empresas é proporcional  ao nível de  tolerância ao erro" que a organização permite.

Na realidade  as empresas devem proporcionar  um clima aos seus colaboradores no qual os mesmos sintam-se seguros e desafiados a contribuir com suas ideias , a fim de desenvolverem soluções inovadoras para as  empresas.

Os ser humano ao sentir medo tem uma tendência a bloquear o seu processo criativo , paralisar e trabalhar apenas  em sua zona de conforto , ou seja, fazer mais do mesmo.

Os programas de ideias desenvolvidos por muitas empresas em que  estabelecem um número mínimo  e obrigatório de ideias  por colaborador por mês ou ano  não fazem muito sentido no meu ponto de vista. Entendo que programas com esta finalidade devem incentivar  a participação voluntária de seus colaboradores, pois ao ser entendido por todos como um programa " genuíno" alcançará muito mais adeptos.

O desenvolvimento de uma cultura criativa obedece a uma lógica bastante conhecida dentro das empresas, ou seja, trata de um processo top down onde os altos executivos são " os patrocinadores do programa".Para tal eles devem ser pessoas próximas dos colaboradores, circularem entre os mesmos, incentivarem o desenvolvimento de políticas muito bem definidas e cumpri-las de forma exemplar.

A comunicação interna é fator fundamental da disseminação desta cultura criativa, onde as boas práticas devem ser divulgadas a todos os colaboradores , valorizadas e acima de tudo reconhecidas. Importante salientar que reconhecimento não implica, necessariamente,  em prêmios em dinheiro. Um gestor pode-se reconhecer um colaborador simplesmente agradecendo-o e elogiando pelo bom trabalho .

Importante salientar que toda ideia possui o seu valor independentemente do nível de complexidade e impacto que ela traga o que vale mesmo é aderir a causa !!!

Então, o que você está esperando? Pode errar!!!

Muito obrigado!

Porto Alegre 02 de Dezembro de 2014


Nenhum comentário:

Postar um comentário