quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

ANALFABETISMO FUNCIONAL X ENEM


O Ministério da Educação divulgou na tarde de ontem o resultado final  da edição de 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Entre os alunos participantes, 529.374 obtiveram nota zero na prova  de redação  (8,5% dos candidatos), ou seja, uma queda de 9,7%.  com relação a média do ano passado. 
Também a média na nota de matemática foi 7,3% inferior a média do ano anterior  2013.

O fato é que o resultado obtido somente reforça a visão de que a educação no pais vai de mal  a pior e que nos traz grandes impactos não somente na formação superior , mas principalmente para o mercado de trabalho que necessita , cada vez mais, de profissionais melhores preparados e  com competências diferenciadas.

No meu ponto de vista o principal impacto de um sistema educacional deficiente é o denominado Analfabetismo Funcional por  constituir-se em  um problema silencioso e perverso que afeta as empresas. O adjetivo " silencioso" deve-se ao fato de que chegam ao mercado de trabalho profissionais que  frequentaram à escola, sabem ler, escrever. chegam a ocupar posições de destaque, mas possuem grande dificuldade de entendimento da palavra e acima de tudo em expressarem-se com clareza e exatidão.Na realidade parecem ser o que não são .

O analfabetismo funcional  traz dificuldades de entendimento e interpretação de rotinas de trabalho, políticas internas  , normas certificadoras, políticas da qualidade, treinamento e desenvolvimento de colaboradores, processo de feedback, normas de higiene e segurança do trabalho, avaliações de desempenho, desenvolvimento de lideranças  , formação de uma consciência critica e voltada para o trabalho, autodesenvolvimento, negligência de valores da organização e assim por diante.

Na realidade instaura-se nas empresas a cultura da tentativa e erro, onde os profissionais preocupam-se mais em resolver os problemas operacionais em detrimento do desenvolvimento da estratégia, ou seja, " o pensar sobre".Forma-se um legião de mantenedores de padrão  . Perdem todos:  empresa, profissionais e o Pais.

O Brasil tem uma taxa de 21 %  de analfabetos funcionais , ou seja, pessoas com menos de quatro anos de estudo,  Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística 2009 ( data da última pesquisa) Pode-se encontrar, também, pessoas com formação universitária e exercendo funções-chaves em empresas e instituições, tanto privadas quanto públicas! Elas não têm as habilidades de leitura compreensiva, escrita e cálculo para fazer frente às necessidades de profissionalização e tampouco da vida sócio-cultural.

Este quadro de dificuldade demanda um grande desafio para os empresários no sentido de desenvolverem  seus colaboradores e por consequência para sua  áreas de Recursos Humanos.No meu ponto de vista toda empresa, independentemente do porte e segmento de atuação, deve estar preparada par este desafio sob pena de sofrer solução de continuidade.

Quem assim não o fizer terá grades dificuldade de sustentabilidade de negócios , pois são as pessoas é que fazem as empresas.

Muito obrigado.
14/01/2015

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