O Ministério da Educação
divulgou na tarde de ontem o resultado final da edição de 2014 do Exame Nacional do Ensino
Médio (Enem).
Entre os alunos participantes, 529.374 obtiveram nota zero
na prova de redação (8,5% dos candidatos), ou seja, uma queda de
9,7%. com relação a média do ano passado.
Também a média na nota de matemática foi 7,3% inferior a média do ano anterior 2013.
Também a média na nota de matemática foi 7,3% inferior a média do ano anterior 2013.
O fato é que o resultado obtido
somente reforça a visão de que a educação no pais vai de mal a pior e que nos traz grandes impactos não
somente na formação superior , mas principalmente para o mercado de trabalho que
necessita , cada vez mais, de profissionais melhores preparados e com competências diferenciadas.
No meu ponto de vista o principal
impacto de um sistema educacional deficiente é o denominado Analfabetismo Funcional por constituir-se em um problema silencioso e perverso que afeta as
empresas. O adjetivo " silencioso"
deve-se ao fato de que chegam ao mercado de trabalho profissionais que frequentaram à escola, sabem ler, escrever.
chegam a ocupar posições de destaque, mas possuem grande dificuldade de
entendimento da palavra e acima de tudo em expressarem-se com clareza e
exatidão.Na realidade parecem ser o que não são .
O analfabetismo funcional traz dificuldades de entendimento e
interpretação de rotinas de trabalho, políticas internas , normas certificadoras, políticas da
qualidade, treinamento e desenvolvimento de colaboradores, processo de
feedback, normas de higiene e segurança do trabalho, avaliações de desempenho,
desenvolvimento de lideranças , formação
de uma consciência critica e voltada para o trabalho, autodesenvolvimento, negligência
de valores da organização e assim por diante.
Na realidade instaura-se nas
empresas a cultura da tentativa e erro, onde os profissionais preocupam-se mais
em resolver os problemas operacionais em detrimento do desenvolvimento da
estratégia, ou seja, " o pensar
sobre".Forma-se um legião de mantenedores de padrão . Perdem todos: empresa, profissionais e o Pais.
O Brasil tem uma
taxa de 21 % de analfabetos funcionais ,
ou seja, pessoas com menos de quatro anos de estudo, Os dados são do Instituto Brasileiro de
Geografia e Estatística 2009 ( data da última pesquisa) Pode-se encontrar, também, pessoas com formação
universitária e exercendo funções-chaves em empresas e instituições, tanto
privadas quanto públicas! Elas não têm as habilidades de leitura compreensiva,
escrita e cálculo para fazer frente às necessidades de profissionalização e
tampouco da vida sócio-cultural.
Este quadro de dificuldade demanda
um grande desafio para os empresários no sentido de desenvolverem seus colaboradores e por consequência para
sua áreas de Recursos Humanos.No meu
ponto de vista toda empresa, independentemente do porte e segmento de atuação,
deve estar preparada par este desafio sob pena de sofrer solução de
continuidade.
Quem assim não o fizer terá grades
dificuldade de sustentabilidade de negócios , pois são as pessoas é que fazem
as empresas.
Muito
obrigado.
14/01/2015
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