terça-feira, 6 de janeiro de 2015

SEMPRE HÁ OPORTUNIDADES MESMO QUANDO A ECONOMIA ESTÁ DESAQUECIDA


Muito tem se falado  sobre o quadro macroeconômico que nos espera para o ano de 2015.

As melhores previsões dão conta de um PIB entre 1 e 2% , mas o fato é que no ano de 2014 tantos os economistas de mercado quando a equipe econômica do governo erraram em suas previsões . O fato é que o mercado é muito complexo e de difícil  previsão e num ano atípico com grandes eventos tais como: Copa do Mundo e eleições federais .Como se tudo isto não bastasse houve a Operação Lava jato ou Petrolão como dizem alguns  .

O meu objetivo neste post não é o de fazer uma análise macroeconômica ou até mesmo política, mas sim o de provocar uma reflexão aos moldes do pensamento chinês  onde : " Quando escrita em Chinês, a palavra "crise" está composta de dois caracteres, um representa perigo, o outro representa oportunidade." .Nestes momentos acho adequado termos um olhar para dentro das empresas e buscar oportunidades de melhoria de performance de uma forma em geral.

Gostaria  de elencar alguns aspectos que poderiam se trabalhados a saber;

1)         Crie um PDI ( Plano de Desenvolvimento Individual ) para sua equipe , a fim de que ela esteja mais capacitada quando o mercado e empresa retomarem o seu ritmo normal.

2)         Analise os seus processos. Esta análise pode ser de seu departamento ou  até mesmo de toda a empresa. Crie uma equipe multifuncional e foque nas tarefas que não agregam valor ou nas tarefas gargalos,a fim de obter mais foco e produtividade.

3)         Analise se a arquitetura organizacional está adequada a sua necessidade .Se não  há muitos níveis hierárquicos , áreas com equipes sub ou super dimensionadas. Nesta análise poderão surgir oportunidades de crescimento profissional em outras áreas distintas da área de atuação de um determinado profissional.

4)         Desenvolva um plano de sucessão , analisando os cargos críticos e designando um profissional sênior para ser o  mentor dos profissionais em desenvolvimento.

5)         Faça uma análise pormenorizada de seu pacote de benefícios, pois trata-se  de um mercado em franca evolução e diversificação com o surgimento de vários produtos novos e com melhores coberturas.

6)         Elabore treinamentos internos , desenvolvendo multiplicadores internos, aprimorando integração e relacionamento entre as diversas áreas e profissionais  da empresa .

Enfim, não deixe se levar por um quadro pessimista , pois as empresas seguirão o seu caminho assim como seus profissionais e acima de tudo o nossos pais.


Muito obrigado.

Porto Alegre 06  de Janeiro de 2015

www.morgansantos.com.br

morganesantosrh@hotmail.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário