terça-feira, 6 de outubro de 2015

MAIORES CUSTOS EM RH



O momento político e econômico que vivenciamos hoje no Brasil tem forçado as empresas para que  revisem seus  orçamentos  de uma forma em geral.

Todas as projeções estão sendo revistas desde as  previsões inflacionárias, revisões de  PIB, previsões de vendas,  headcount, custos fixos e demais custos.

Os gestores estão dedicando  grande parte de seu tempo em rever os seus orçamentos e buscando identificar  áreas de oportunidade em termos de redução ou até mesmo contenção de custos.

A ordem do dias é : " Fazer mais com menos".

Ao analisarmos este momento sob o ponto de vista da área de Recursos Humanos é relevante que o gestor identifique a curva ABC dos maiores custos de RH.
Constatamos que as 03 principais contas de RH são :

- Folha de pagamento.
- Benefícios.
- Encargos .

Gostaria de focar a minha análise na conta benefícios, uma vez que esta conta pode ser trabalhada visando uma economia de desembolso significativa para a  empresa.

O fato é que este mercado está em constante movimentação onde o portfólio de benefícios ofertados, bem como de novos entrantes é bastante vasto , sendo que  as áreas de RH das empresas possuem  certa dificuldade de atualizarem-se sobre as ofertas de mercado, uma vez que há uma série de atividades que  demandam seu envolvimento.

O que eu sugiro é a contratação de empresas e consultorias especializadas em  gestão de benefícios para que as mesmas efetuem cotações com frequência mínima de 01 ano e busquem acima de tudo o equilíbrio na sinistralidade  . Desta forma evitarão  enfrentar reajustes anuais expressivos em virtude de um eventual descuido no acompanhamento mensal da performance das apólices.

Outro ponto importante  é que está tonando-se corriqueira que  a negociação com os fornecedores passe para  a responsabilidade da área financeira ou área de suprimentos, ficando a área de RH em um segundo plano ou até mesmo não participando das negociações.

Acho um  grande equívoco, pois quem vai administrar o plano de Beneficios no dia-a-dia é a área de RH, ou seja, é importante que esta negociação seja realizada  com um equipe de trabalho compostas por RH, Financeiro  e suprimentos.

Portanto, um eventual erro na elaboração do orçamento e gestão das despesas de RH pode causar sérios problemas ao caixa da empresa, ocasionando despesas adicionais e que podem comprometer o resultado da empresa.


Muito obrigado.
06/10/2015

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