O momento
político e econômico que vivenciamos hoje no Brasil tem forçado as empresas
para que revisem seus orçamentos de uma forma em geral.
Todas as
projeções estão sendo revistas desde as previsões inflacionárias, revisões de PIB, previsões de vendas, headcount, custos fixos e demais custos.
Os gestores
estão dedicando grande parte de seu
tempo em rever os seus orçamentos e buscando identificar áreas de oportunidade em termos de redução ou
até mesmo contenção de custos.
A ordem do dias é : " Fazer mais com menos".
Ao analisarmos
este momento sob o ponto de vista da área de Recursos Humanos é relevante que o
gestor identifique a curva ABC dos maiores custos de RH.
Constatamos
que as 03 principais contas de RH são :
- Folha de pagamento.
- Benefícios.
- Encargos .
Gostaria de
focar a minha análise na conta benefícios, uma vez que esta conta pode ser
trabalhada visando uma economia de desembolso significativa para a empresa.
O fato é
que este mercado está em constante movimentação onde o portfólio de benefícios
ofertados, bem como de novos entrantes é bastante vasto , sendo que as áreas de RH das empresas possuem certa dificuldade de atualizarem-se sobre as
ofertas de mercado, uma vez que há uma série de atividades que demandam seu envolvimento.
O que eu
sugiro é a contratação de empresas e consultorias especializadas em gestão de benefícios para que as mesmas
efetuem cotações com frequência mínima de 01 ano e busquem acima de tudo o equilíbrio
na sinistralidade . Desta forma evitarão
enfrentar reajustes anuais expressivos
em virtude de um eventual descuido no acompanhamento mensal da performance das
apólices.
Outro ponto
importante é que está tonando-se
corriqueira que a negociação com os
fornecedores passe para a responsabilidade
da área financeira ou área de suprimentos, ficando a área de RH em um segundo
plano ou até mesmo não participando das negociações.
Acho um grande equívoco, pois quem vai administrar o
plano de Beneficios no dia-a-dia é a área de RH, ou seja, é importante que esta
negociação seja realizada com um equipe
de trabalho compostas por RH, Financeiro
e suprimentos.
Portanto,
um eventual erro na elaboração do orçamento e gestão das despesas de RH pode
causar sérios problemas ao caixa da
empresa, ocasionando despesas adicionais e que podem comprometer o resultado da
empresa.
Muito
obrigado.
06/10/2015
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