quinta-feira, 5 de novembro de 2015

GESTORES SEM EDUCAÇÃO




Anda  circulando pelas redes sociais um diálogo entre um gestor e seu subordinado, o qual  transcrevo  parte dele:

" Fulano, te liguei ontem às 21:30 para solicitar um relatório urgente e você não me atendeu.
– Sinto muito, chefe. Quando saí daqui às 20:30 daquela nossa reunião, não tirei o celular do silencioso.  Cheguei em casa e fui dar atenção aos meus filhos que estavam quase dormindo e não vi o celular tocar.
– Da próxima ( por absoluto respeito oa leitor não transcrevi o restante do diálogo por conter palavras de baixo calão.)."

Ao ler este texto lembro-me de um ditado  muito conhecido no mercado  : " as pessoas pedem demissão dos lideres/chefes e não das empresas".

Entendo que um dos principais desafios  da área de Recursos Humanos é o  de desenvolver as competências  de liderança para que estes lideres intermediários , ou seja, Supervisores, Coordenadores e Gerentes desenvolvam a capacidade de relacionamento interpessoal.

Sugiro que o corpo executivo dedique especial atenção para o comportamento destes profissionais, pois entendo  que são  fundamentais para o atingimento dos bons resultados em termos de gestão e performance.

Se a empresa  não estimular desenvolvimento estes profissionais  a mesma irá dar margem para que  os colaboradores pensem da seguinte forma : " Ora, se este gestor  mal educado é mantido na empresa é porque a  diretoria  concorda" Desta forma a mensagem subliminar transmitida é a de que o modelo de sucesso para crescimento  na empresa é o da má educação. Ato contínuo, piora o clima organizacional.A cultura americana chama estes profissionais de Tóxicos ( tradução literal).

Dentre as ferramentas de gestão que recomendo a ser implementadas ou são as seguintes:

Feedback: A prática do feedback com habitualidade tem papel definidor para alcançar os resultados desejados para geração da confiança e aproximação entre líder e liderado.

Coaching: O Coaching Executivo Empresarial pode alcançar resultados plenamente satisfatórios se for realizado por um coach experiente, com grande vivência no mundo corporativo e que tenha uma demanda clara ,definida entre a liderança imediata do coachee, RH e coach.


Avaliação de desempenho: Um programa estruturado de avaliação de desempenho realizado com um periodicidade mínima de 01 ano , irá gerar o PDI ( Programa de Desenvolvimento Individual) onde indicada ações a serem desenvolvidas por parte da empresa e por parte do profissional.O desenvolvimento profissional é de responsabilidade maior  do indivíduo e não da empresa.


Alinhamento de valores : O profissional deve estar alinhado com os valores da empresa, ter a crença de que está trabalhando por uma causa maior , ser feliz na sua atividade profissional e cima de tudo  contribuir para o crescimento de todos.

Trate as pessoas com respeito : Independente da posição hierárquica. Nada justifica eventual rispidez para com os membros da equipe.

Ao seguir estas recomendações tenho certeza de que o clima organizacional de sua empresa irá melhorar significativamente.


  
Muito Obrigado                                                                                                                                                                                                                                                       
05/11/2015





Nenhum comentário:

Postar um comentário