Anda circulando
pelas redes sociais um diálogo entre um gestor e seu subordinado, o qual transcrevo parte dele:
" Fulano,
te liguei ontem às 21:30 para solicitar um relatório urgente e você não me
atendeu.
– Sinto
muito, chefe. Quando saí daqui às 20:30 daquela nossa reunião, não tirei o
celular do silencioso. Cheguei em casa e fui dar atenção aos meus filhos
que estavam quase dormindo e não vi o celular tocar.
– Da
próxima ( por absoluto respeito oa leitor não transcrevi o restante do diálogo por
conter palavras de baixo calão.)."
Ao
ler este texto lembro-me de um ditado muito conhecido no mercado : "
as pessoas pedem demissão dos lideres/chefes e não das empresas".
Entendo
que um dos principais desafios da área
de Recursos Humanos é o de desenvolver
as competências de liderança para que
estes lideres intermediários , ou seja, Supervisores, Coordenadores e Gerentes desenvolvam
a capacidade de relacionamento interpessoal.
Sugiro
que o corpo executivo dedique especial atenção para o comportamento destes profissionais,
pois entendo que são fundamentais para o atingimento dos bons
resultados em termos de gestão e performance.
Se
a empresa não estimular desenvolvimento
estes profissionais a mesma irá dar
margem para que os colaboradores pensem
da seguinte forma : " Ora, se este
gestor mal educado é mantido na empresa é porque a diretoria concorda"
Desta forma a mensagem subliminar transmitida é a de que o modelo de sucesso
para crescimento na empresa é o da má
educação. Ato contínuo, piora o clima organizacional.A cultura americana chama
estes profissionais de Tóxicos ( tradução literal).
Dentre
as ferramentas de gestão que recomendo a ser implementadas ou são as seguintes:
Feedback: A prática do feedback com
habitualidade tem papel definidor para alcançar os resultados desejados para
geração da confiança e aproximação entre líder e liderado.
Coaching: O Coaching Executivo Empresarial pode
alcançar resultados plenamente satisfatórios se for realizado por um coach
experiente, com grande vivência no mundo corporativo e que tenha uma demanda clara ,definida entre a liderança imediata do coachee, RH e coach.
Avaliação de desempenho:
Um programa
estruturado de avaliação de desempenho realizado com um periodicidade mínima de
01 ano , irá gerar o PDI ( Programa de Desenvolvimento Individual) onde indicada
ações a serem desenvolvidas por parte da empresa e por parte do profissional.O desenvolvimento
profissional é de responsabilidade maior do indivíduo e não da empresa.
Alinhamento de valores :
O profissional deve estar alinhado com os valores da
empresa, ter a crença de que está trabalhando por uma causa maior , ser feliz
na sua atividade profissional e cima de tudo contribuir para o crescimento de todos.
Trate as pessoas com
respeito :
Independente da posição hierárquica. Nada justifica eventual rispidez para com os
membros da equipe.
Ao
seguir estas recomendações tenho certeza de que o clima organizacional de sua
empresa irá melhorar significativamente.
Muito Obrigado
05/11/2015
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