quarta-feira, 10 de abril de 2013


COERÊNCIA – UMA QUESTÃO DO DISCURSO ESTAR ALINHADO COM A  PRÁTICA .



Tenho observado com muita freqüência nos congressos e palestras que tenho participado um discurso generalizado dos executivos defendendo a valorização dos recursos humanos como uma das principais estratégias das empresas.

Eu diria que este é um ideal a ser buscado por muitas empresas, mas que poucas estão praticando. Podemos constatar esta afirmativa nos momentos em que algumas empresas enfrentam dificuldades financeiras sendo que a primeira área a ser reduzida ou reorganizada é a área de Recursos Humanos. A primeira grande conta a ser revista é o investimento em treinamento e desenvolvimento, ou seja, os investimentos nas pessoas.

Muitos devem estar pensando: “- Ora, se a situação é de crise, o cenário muda e estes cortes se justificam”. Eu diria sim e não e explico logo a  seguir:

Sim: Obviamente deve-se reduzir uma parcela deste investimento em treinamento para ajudar na melhoria global do resultado a curto prazo.

Não: Devem ser mantidos minimamente os programas de comunicação no sentido de manter os colaboradores informados e mobilizados para atravessar a fase de dificuldades que se avizinha e manter os treinamentos para as posições estratégicas da empresas. Desta forma numa eventual retomada são estas pessoas que vão “puxar”as demais . O fato é que muitas empresas não possuem estes cargos-chaves ou estratégicos devidamente mapeados dispensando o mesmo tratamento para todas as pessoas, tornando-se um grande erro.

Na realidade é importante nos darmos conta de que uma área de RH estruturada e com os seus processos implantados proporciona um ganho imenso no nível de profissionalização do negócio e acima de tudo transmite um conceito de justiça e imparcialidade bastante elevado. Desta forma a empresa conquista alguns créditos com os colaboradores e poder fazer uso dos mesmos quando se encontra nestas situações de dificuldades.

Nestes momentos é que podemos avaliar o quanto as ações coerentes produzem um impacto positivo em todos os colaboradores e por conseqüência um maior engajamento dos mesmos.
Fala-se constantemente que as empresas desejam um RH estratégico, mas muitas vezes não estão preparadas para esta realidade.

Entendo que a maior dificuldade das lideranças encontra-se na relação líder/liderado principalmente na prática do  feed back..É impressionante como muitos lideres possuem dificuldade em sustentar  uma simples conversa de forma aberta com sua equipe , ressaltando primeiramente os pontos fortes e a seguir as oportunidades de melhoria.

Contrário senso aqueles lideres que conseguem fazê-lo alcançam de uma forma muito rápida a confiança e crença da sua equipe, e desta forma os resultados são fantásticos.
Finalmente se este líder praticar diariamente as ações que transmite aos seus subordinados terá esta questão resolvida.
   
Então, reflita um pouco:

- Os eu discurso está alinhado com as suas ações e seu comportamento?
- Você é adepto do “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”?
- Então vão em frente, mãos a obra, “- O que estás esperando”?

Alinhe os eu discurso com a prática e seja um líder admirado e respeitado.


Muito Obrigado                                                                                             10/04/2013




Nenhum comentário:

Postar um comentário