quarta-feira, 24 de abril de 2013


VALORIZE O INTANGÍVEL



Tenho observado  nas empresas em que visito o fato de haver uma cobrança para que a área de RH tenha  um posicionamento mais estratégico.

Interessante observarmos que este mesmo posicionamento não é demandado, para alguns setores da empresa. Por exemplo, não ouvimos questionamentos tais como:

O financeiro tem que ser mais estratégico.

O industrial tem que ser mais estratégico.

O comercial tem que ser mais estratégico, etc.

Este tipo de cobrança faz com que o RH esteja a todo o momento “discutindo a relação”, baixando a sua auto-estima e trazendo problema de foco, ou seja, deixa de priorizar a sua essência.

É necessário que os gestores entendam que ao lidarmos com seres humanos não estamos lidando com uma ciência exata, sendo que as variáveis são múltiplas.

Na realidade somos da geração que foi educada com base na gestão dos tangíveis, capital, estoques, equipamentos, instalações, processo, produtos, margem bruta, lucro líquido, etc.

Ter conhecimento e competência nestes fatores continua sendo necessário, mas estamos nos dando conta que não é mais suficiente.

Cada vez mais ouvimos temas como confiança, ambiente do trabalho, motivação, ética, comportamento, respeito, inovação, etc.

Eu diria que os aspectos tangíveis são o básico para que as empresas mantenham-se vivas, mas o grande diferencial virá dos aspectos intangíveis.

A partir deste momento entendemos que o RH passa a assumir esse comportamento estratégico uma vez que é a área mais preparada da empresa a lidar com estes aspectos intangíveis.

Desta forma se a sua empresa não possui uma área de RH estruturada sugiro que vá pensando em instituí-la, pois o diferencial virá pelos aspectos intangíveis.

Muito Obrigado

Morgan Flory Santos

24/04/2013
www.morgansantos.com.br
morganesantosrh@hotmail.com                             

Nenhum comentário:

Postar um comentário