Estava
lendo algumas citações de filósofos gregos e deparei-me com uma frase de
Heraclito de Éfeso ( 540 a 470 A.C) que foi um filósofo pré-socrático e
considerado o pai da dialética. A frase é a seguinte : “A
única coisa que não muda é que tudo muda.” A minha intenção não é a de avançar para o campo filosófico , mas ao ler esta frase fiquei refletindo sobre o processo de mudança nas
organizações.
Sabemos
que a mudança é necessária em todos os campos , principalmente no mundo dos
negócios ,onde a concorrência cada vez mais acirrada dificulta a sustentabilidade
dos mesmos.
Na
minha opinião temos que visualizar a mudança como um processo continuo, sendo
que no inicio da sua implementação ele é
um pouco mais complicado, mas com o tempo passamos a compreendê-lo melhor , e
as coisas começam a se tornar mais fáceis. Por isso é muito importante que
tenhamos atitude para começar.
Entendo
que o executivo principal da empresa é
quem deve liderar este processo. Este
executivo pode ser o Presidente ou CEO em empresas com estruturas maiores ,
Diretores ou gerentes em empresas com estruturas menores ou até mesmo deverá
ser o proprietário nos caso de empresas familiares.
Independentemente
do porte ou segmento da empresa a competência principal para o processo de
mudança é o " saber ouvir"
. Escute o que seus colaboradores tem a
dizer. Eles podem dizer coisas ao CEO que ele desconhece ,pois os " filtros" das estruturas
hierárquicas acabam por dificultar o acesso a informação.
Se
o CEO estabelecer um rotina de reuniões
com pequenos grupos de colaboradores dos mais diversos níveis, com
periodicidade semanal, rapidamente entre
de 2 a 3 meses terá as suas respostas.
Pode-se partir de perguntas simples tais
como:
-
O que estamos fazendo de errado?
-
Quais são as oportunidades de melhoria?
-
O que os colaboradores, clientes, fornecedores e comunidade estão reclamando?
- O nosso
concorrente implementou alguma melhoria no seu produto,serviço, processo,
gestão?
-
O que está dando certo e devemos preservar ou aperfeiçoar?
-
Algum de vocês possui alguma ideia para ajudar a dirigir esta companhia?
Tenho
certeza de que se fizer isto ficará surpreso com o que vai ouvir.
Na
realidade se partirmos de um princípio simples onde " quem
faz é quem conhece melhor o trabalho". Podemos
concluir que o responsável pela limpeza do banheiro sabe fazer este trabalho
melhor do que ninguém na empresa.Desta forma saberá como economizar produtos e
fazer a limpeza de forma mais rápida, pois provavelmente o gerente não vá ter
esta resposta.
O
que temos que criar é um ambiente de confiança para que as pessoas fiquem a
vontade para expressar suas opiniões com o objetivo genuíno de contribuir para a melhoria dos
resultados, pois passam a identificarem-se com a empresa onde a sua opinião é
valorizada.
Na
realidade o caminho é bem simples : PERGUNTE PARA QUEM FAZ.
Muito
obrigado.
13 de Novembro de
2013
www.morgansantos.com.br
morganesantosrh@hotmail.com
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