De uma forma em geral as administrações públicas tem sido
pressionadas a tender as diversas demandas dos cidadãos nas suas mais diversas
esferas quer seja estadual, municipal ou federal.
A sociedade possui diferentes expectativas para a gestão
pública. Atender estas expectativas requer o desenvolvimento de competências e
habilidades destes servidores resultando em um grande desafio a ser atingido
pelos governantes.
Como o fator humano possui elevada participação na melhoria
da qualidade do atendimento é necessário que os governos invistam, cada vez,
mais na qualificação do servidor público, tal como é feito pela iniciativa
privada.
É inevitável uma comparação entre o serviço público e
privado e neste quesito há um grande desafio para o setor público, pois o
administrador/ gestor é compelido a cumprir expressamente o que está
determinado em lei. Desta forma a sua capacidade de resolução de problemas é
extremamente limitada.
Com objetivo de facilitar o entendimento elaborei um quadro
comparativo de gestão de pessoas entre o setor público e privado:
Nota-se que a administração pública não valoriza de uma
forma adequada a área de gestão de pessoas, como forma de desenvolvimento de seus
quadros.
O quadro de servidores deve ser
composto por funcionários que possuam conhecimentos técnicos a respeito de
matérias especificas, além de um conjunto de habilidades e atitudes compatíveis
com as atribuições que exercerão.
Acredito ser de fundamental importância
a implementação de um processo de meritocracia no serviço público privilegiando-se
a promoção de profissionais de carreira para os cargos de gestão.
Muito obrigado
02/03/2014
morganesantosrh@hotmail.com
www.morgansantos.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário