Embora entenda que as emoções fazem parte da natureza do ser
humano e como tal refletem no cotidiano das empresas, acho de fundamental importância
entendermos que as relações no ambiente de trabalho devem ser prioritariamente profissionais.
Utilizo a palavra prioritária
por entender que eventualmente laços de amizade formam-se entre colaboradores
da mesma empresa, mas que esta não é a
regra de mercado .
Quantas amizades genuínas e duradouras você construiu ao longo de sua carreira profissional?
Muitas? Poucas? Principalmente levando-se em consideração que os ciclos profissionais são bem
mais reduzidos do que num passado recente. Acredito que vale a pensar refletir a respeito.
Empresas cuidam de
seus resultados e os profissionais devem cuidar de suas carreiras, sendo
que em determinados momentos estes interesses coexistem , resultando nos programas de desenvolvimento profissional
apoiados pelas empresas.
Entendo que esta análise
possui uma certa dose de pragmatismo , mas o objetivo deste post é o de
contribuir para uma reflexão mais profunda sobre quem deve ser o sujeito de sua
carreira, ou seja, " você
mesmo" .
Obviamente por sermos latino americanos as nossas relações são mais
emocionais . Tive oportunidade de trabalhar em empresas europeias e americanas
, sendo que em muitos momentos após reuniões com discussões mais duras era muito comum as pessoas saírem para almoçar
ou jantar juntas como se nada tivesse acontecido.Entendo que foi uma
aprendizado importante para a minha
carreira profissional.
Quem já não vivenciou a troca de gestores nas empresas com a
mudança de grande parte da equipe de trabalho onde o novo gestor " forma a sua equipe com profissionais
de sua confiança contratados no mercado " ?
É importante entendermos que este processo é muito natural e
acontece a todo momento. Cabe a cada um preparar-se profissionalmente para ter alternativas de
contorno para estas situações.
Frases como :
"- Fiquei magoado com o meu gestor porque....."
" - Eu não simpatizo com fulano de tal.... "
" - Eu não gosto de fulano de tal....", não fazem
muito sentido.
Todo profissional possui pontos fortes e oportunidades de
melhoria ,e cabe uma reflexão individual para valorização e desenvolvimento de seus pontos fortes , bem como " gerenciamento " seus pontos
fracos, a fim de alavancar melhores
resultados.
Desta forma devemos pensar que as empresas são ambientes profissionais e como tal as relações devem ser baseadas no respeito recíproco. Se
tivermos este pensamento em mente daremos uma grande passo para a realização profissional.
Muito obrigado.
30/08/2014
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