O titulo
deste post pode parecer um pouco fatalista ou até mesmo pragmático, mas trata-se da mais pura verdade, ou seja,
provavelmente em algum ponto de sua carreira você vai ser demitido. Você já
parou para refletir a respeito?
Nesta semana,
fui informado que dois ótimos
profissionais que conheço foram
demitidos das empresas onde trabalhavam, sem um motivo aparente ou até mesmo
compreensível por parte dos mesmos. Os motivos pelos quais as empresas demitem sempre faz sentido sob a lógica das mesmas. Na realidade as empresas cuidam de seus
interesses e os profissionais devem cuidar de suas carreiras.
Pensando
sobre este aspecto acho de fundamental importância que os profissionais sejam os gestores de suas carreiras e tomem algumas ações que
contribuam para sua empregabilidade a saber:
1) Invista em sua networking: Procurar profissionais
principalmente nos momentos em que estejam empregados, colocando-se a
disposição para troca de informações, ideias, etc. Jamais deixe a impressão de
que você somente procura as pessoas quando está necessitando.
2) Conheça pessoas de um nível acima
do seu: Importante
ter contatos em nível hierárquico superior aos seu, pois estes poderão ser seus
futuros gestores.
3) Conheça pessoas de áreas
complementares a sua área de atuação: Profissionais que atuam na mesma
área que a sua irão concorrer pelas mesmas posições, ou seja, só irão indicar você para uma vaga se não tiverem interesse ou se a vaga for
com menor atratividade.
4) Participe de grupos de
profissionais ou entidades de classe:
Nestes grupos circulam muitas informações sobre o mercado
, movimentações de profissionais, investimentos, vagas em aberto,etc.
5) Mantenha-se atualizado: Faça cursos com regularidade em sua
área de atuação. O investimento próprio
em sua carreira é um demonstrativo de foco profissional.
6) Aceite tarefas complexas: Assuma a responsabilidade por aqueles
trabalhos que ninguém quer se envolver e que sejam designados pelos gestores de
maior nível . Não se esqueça que estes gestores são os formadores de opinião,
quando mais não seja pode ser o CEO, Diretor ou até o acionista que esteja
solicitando.
7) Perfil no Linked in: Mantenha o seu perfil no Linked in
atualizado, compartilhe informações com foco profissional. Não se esqueça: Linked in não é Facebook
8) Tenha fontes de receita
alternativas: O velho
ditado popular : " não coloque todos
os ovos na mesma cesta" .é cada
vez mais comum as trocas acionárias nas empresas, joint ventures, ruptura de sociedades,
etc.
9) Exerça atividades complementares: Atividades voluntárias, trabalhos como professor,
instrutor, gestor de associações de bairro, etc . São atividades que
desenvolvem competências que auxiliam no exercício de sua atividade principal.
Muito
obrigado.
24/09/2014
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