O
tema turn over tem sido um assunto muito recorrente nas empresas independentemente
do segmento, porte ou área de atuação.
São
raras as empresas e consequentemente os lideres que não possuem o desafio de
reduzir este indicador sob pena de comprometer o resultado da área ou até mesmo
o crescimento da empresa.
Num
primeiro momento pode-se entender que a responsabilidade maior pela manutenção
dos profissionais no quadro de colaboradores
é da área de Recursos Humanos,Gestão de Pessoas, enfim...
Sob
o meu ponto de vista esta
responsabilidade deve ser compartilhada com os lideres imediatos destes
colaboradores , atribuindo-se uma participação maior ao respectivo líder.
Um
ditado muito conhecido no mercado é : " as pessoas pedem demissão dos
lideres/chefes e não das empresas".
Desta
forma o papel da área de Recursos Humanos deve ser o e de desenvolver as competências
de liderança para que estes lideres
possam atingir os resultados esperados , ou seja, o engajamento das pessoas.
Dentre
as ferramentas de gestão que recomendo serem implementadas ou desenvolvidas são
as seguintes:
Feedback: A prática do feedback com habitualidade
tem papel definidor para alcançar os resultados desejados para geração da
confiança e aproximação entre líder e liderado.
Comunicação :Comunicar, comunicar e comunicar é
um fator relevante. Neste quesito a melhor forma é definir-se um sistema de reunião
presenciais, ou seja, " olho no
olho" . O gestor deve informar os fatos positivos e os negativos. Devemos
ter em mente que ao não comunicarmos a tendência é a de que a versão negativa é
que tenha maior repercussão e se ela não for a verdadeira poderá gerar grade
dificuldades.
Definição de metas: Defina claramente as metas a serem
atingidas pelos componentes da equipe e
acima de tudo o que você espera de cada um.
Disponibilidade: O gestor deve estar disponível a toda equipe.
Eventuais escolhas por um ou outro membro da equipe gera divisão no grupo e
gera um clima de desconfiança.
Elogie em público e
critique em particular
: Este item é auto explicativo, ou seja, as pessoas não gostam de ser
repreendidas em públicos, pois as expõe perante os colegas.
Trate as pessoas com
respeito :
Independente da posição hierárquica. Nada justifica eventual rispidez para com os
membros da equipe
Finalizando,
o modelo deve ser top down pois as
pessoas inspiram-se em seus líderes que são o referencial e modelo de sucesso
para todos.
Muito
obrigado.
Porto Alegre 29 de
Outubro de 2014
www.morgansantos.com.br
morganesantosrh@hotmail.com
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