sábado, 16 de maio de 2015

CICLOS DE CARREIRA: " HORA DE APRENDER E HORA DE GANHAR DINHEIRO."



O mundo corporativo vive  tempos  de respostas rápidas,  soluções imediatas, e acima de tudo das chamadas            " receitas de bolo".

Que profissional já não deparou-se em livrarias de aeroporto  com livros do tipo : siga tantos  passos ..., execute tantas etapas que no final você atingirá um objetivo especifico. Enfim, o contraditório é que este tipo de leitura é muito apreciada e alcança vendas significativas.

Não existe atalhos para adquirir conhecimento , há que se ter uma boa dose de sacrifício e dedicação.Como dizia um Presidente para mim: "- Mórgan, as vezes a vida é dura". O que ele queria dizer é que foco , dedicação e humildade são fatores essenciais para nos desenvolvermos.

Se pensarmos que uma  trajetória profissional é feita de ciclos eu diria para os jovens que encontram-se no início de sua carreira profissional que devem focar em aprender o máximo possível , ter experiências em outros setores/departamentos , executarem os trabalhos que ninguém quer fazer por entender que é chato ou até mesmo difícil,  até optarem por uma área de  sua predileção. A mediada que sua carreira vai avançando  e por consequência tornado-se mais capacitado a recompensa financeira virá, com certeza. Por afirmo: " - Tem hora de aprender e  hora de ganhar dinheiro" .

Obviamente que podemos fazer esta travessia de uma forma prazerosa e para tal é importante que os executivos que estão a frente das equipes tenham este consciência. A forma de  liderar mudou significativamente sendo que o líder deve dar suporte para que as pessoas se desenvolvam. O maior papel do líder é o de formar novos lideres.

Um bom caminho a seguir é o de desafiar as novas gerações de profissionais entregando-lhes projetos estratégicos e inovadores , sendo que os mesmos devem ser acompanhados por profissionais mais experientes.Na realidade o que eu proponho  trata-se de uma estratégia  oposta a  prática comum nas  empresas onde os projetos mais estratégicos são concentrados nos lideres.  Esta nova estratégia trará vantagens tais como:


1- Desenvolve o líder como orientador/facilitador do desenvolvimento de sua equipe.

2- Aproxima líder da sua equipe.

3 - Desafia o líder a estudar/desenvolver-se.

4 - Estimula o trabalho em equipe.

5- Compromete a todos pelo resultado final.

6- Reduz a rotatividade dos talentos.


O líder que não agir desta forma irá centralizar as decisões e projetos de relevância em suas mãos, ficando sobrecarregado, direcionando o seu foco para o operacional em detrimento do estratégico. Por favor , tomem cuidado com isto.

Muito obrigado

                                                                                                                                             16/05/2015





Nenhum comentário:

Postar um comentário