segunda-feira, 4 de maio de 2015

DELEGUE OU MORRA



A cada dia é mais notória a necessidade de que os lideres desenvolvam a  competência da delegação em seus mais diversos  níveis dentro  das empresas. A delegação é inversamente proporcional a centralização. Se formos  fazer uma analogia com a física  poderíamos dizer " são duas forças que se repelem".

O processo de delegação traz benefícios recíprocos tanto para o líder quanto para o liderado. Ao delegar o líder desenvolve sua equipe e dedica seu tempo e energia em atividades estratégicas para a empresa. Do ponto de vista do liderado é de fundamental importância, pois contribui para o seu desenvolvimento e autoconfiança.

Quando um profissional passa a exercer a liderança sobre uma equipe o resultado de seu trabalho depende fundamentalmente da soma dos resultados individuais , e desta forma cabe ao líder prestar o suporte contínuo aos seus liderados.

Sob este aspecto há que se dedicar atenção especial a composição de sua equipe, ou seja, a velocidade de resposta de sua equipe será medida pelo mais lento ,e desta forma há que se atentar para o nível das entregas individuais. É necessário um acompanhamento individualizado da equipes onde os menos experientes devem receber uma atenção maior do líder em relação aos mais experientes. Embora esta observação pareça óbvia  eu identifico uma tendência do líder em transferir a responsabilidade de desenvolvimento dos menos experientes para os componentes  mais experientes , delegando o indelegável qual seja , a  responsabilidade maior de desenvolver sua equipe e formar sucessores.

Fatores que restringem a delegação por parte dos lideres:

- Centralização do poder/informação para se manter no  cargo.
- Falta de confiança  na equipe .
- Baixo nível de maturidade.
- Medo de perda de prestigio.
- Falta de maturidade do líder.

Sugerimos alguns passos que contribuem para uma delegação com sucesso:

- Defina detalhadamente o que precisa ser feito .
- Esclareça as entregas individuais definindo indicadores e metas e prazos.
- Há maneiras diferentes que chegar-se a um mesmo resultado. Permita que a equipe busque rotas alternativas.
- Coloque-se a disposição da equipe. Seja disponível para o esclarecimento de dúvidas da equipe.
- Seja humilde para prender com a equipe.
- Reconheça e recompense 

Muito obrigado.
04/05/2015


Nenhum comentário:

Postar um comentário