quinta-feira, 20 de agosto de 2015

AS MELHORES SOLUÇÕES NEM SEMPRE SÃO AS MAIS CARAS

Quem de vocês  já não recebeu um contato de um colega solicitando uma indicação de uma empresa ou profissional para uma demanda especifica que ele  possua?

- O que você diz a respeito?

- Quais são os critérios que você avalia para dar uma resposta?

- Você é do tipo " super sincero" ou procura dar uma resposta " adequada" sem ferir suscetibilidades?

Enfim,  se o profissional se dispõe a ligar para você  é porque ele realmente confia em seu profissionalismo e sinceridade, ou seja, a partir do momento em que você indicou algum profissional ou empresa passa a ser o  " avalista "deste seu "indicado".

O fato é  que o ato de indicar é uma das tarefas mais complicadas que existe , pois se o indicado fizer um ótimo trabalho tudo bem, mas do contrário você pode perder credibilidade.

Por um outro lado acho importante que o profissional  que está solicitando a indicação ou seja,  quem possua a demanda faça uma análise prévia  antes de solicitar a indicação.

Seguem alguma sugestões:

- ORÇAMENTO : Avaliar o orçamento mensal ou anual de  que dispõe. É muito comum querer reduzir o valor por possuir um baixo orçamento ,correndo-se o risco de perder qualidade .

- DISPONIBILIDADE DE TEMPO : O trabalho a ser contratado pressupõe um acompanhamento mínimo do contratante. Importante que  o  contratante avalie se  vai ter este tempo disponível.

- SABER CONVIVER COM O CONTRADITÓRIO: Um bom prestador de serviço poderá ser um crítico contumaz dos processos internos. Você está  pré disposto a ouvir criticas?

- ALINHAMENTO COM O SUPERIOR: É primordial que o superior saiba exatamente os objetivos esperados com o trabalho a ser desenvolvido e que a empresa tenha muito clara esta demanda. É muito comum querer comprar um carro de luxo por um preço de carro popular, vamos dizer assim.Isto é impossível no meu ponto de vista.

- ALINHAMENTO COM A  CULTURA DA EMPRESA CONTRATANTE: O perfil da empresa contratada deve alinhar-se com o perfil do contratado.Desta forma desenvolve-se a empatia e o trabalho flui bem melhor.

- DEFENDA QUEM POSSUI CONTEÚDO: É fundamental que o contratante aproprie-se do conteúdo para que possa diferenciar um potencial contratado de outro. Não se esqueça : " quem vai ter que defender a causa dentro da empresa quando um contratado terminar o serviço, com certeza será quem o  contratou. Então não tem jeito : " envolva-se".

Por último não se esqueça :  " nem sempre o mais caro é o melhor"


Muito obrigado!

20/08/ 2015


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