quarta-feira, 5 de agosto de 2015

TODOS SOMOS NEGOCIADORES

Você já parou para pensar sobre o fato de que todos negociamos o tempo inteiro, quer seja em nossa vida social e/ou  profissional?

Você negocia um imóvel.
Você negocia um veículo.
Você negocia com seu chefe.
Você negocia um parcela de sua dívida.
Você negocia com seu cônjuge
Você negocia com seu filho.
Você negocia , você negocia e você negocia ...

Na realidade todo o dia alguém negocia alguma coisa.Pensando de uma forma mais ampliada a negociação é uma forma de conseguir alguma coisa que você  deseja e necessita.

Portanto, você não tem escolha e necessita aprender a negociar, ou seja, trata-se de uma forma de sobrevivência.

Um primeiro passo é  enxergar a negociação como um processo necessário , sendo que a cada negociação realizada nos sentimos mais fortalecidos e preparados para as negociações vindouras.
Basicamente há dois  estilos de negociadores : o negociador mais rude , intransigente e o negociador mais afável e concessivo.

Para que  uma negociação seja considerada exitosa ela  deve atender as expectativas mínimas de cada negociador.Desta forma é relevante que o limite das concessões sejam definidos de forma antecipada , pois uma coisa é certa: " - nenhum negociador vai atingir 100% de suas expectativas" .

Qualquer método de negociação deve atender a algumas premissas:

- Resultar num acordo equilibrado. Relação ganha-ganha.

- Deve ser eficiente.: Efetivamente atingir aos objetivos iniciais .

- Deve melhorar ou pelo menos não piorar o relacionamento entre as partes.

É Importante salientarmos que o foco deve repousar sobre os interesses das partes e não nas posições pessoais. Eu diria que vaidade deve ser deixada de lado e  não se trata de um concurso onde cada negociador deve demonstra que é mais capaz , preparado ou inteligente do que os demais.

Ao pensar sobre este prisma a negociação pode ser vista  de uma forma diferente e por que não dizer de uma forma divertida?
Boa sorte em  sua próxima negociação?
Muito obrigado.
05/08/2015

morganesantosrh@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário