quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

A FOLHA DE PAGAMENTO É A BASE DA INFORMAÇÃO PARA O RH

Tem sido recorrente uma linha de  pensamento no mercado defendendo que a área de departamento pessoal deve ser entendida como área operacional em virtude do  cálculo da folha de pagamento ser um processo repetido mensalmente.

  Muitas empresas vão um pouco além e transferiram o processo de folha de pagamento para a área financeira e/ou controladoria.

Particularmente não sou partidário desta ideia por entender que há um riqueza de informações contempladas na folha de pagamento.

Um bom analista de folha de pagamento poderá notar com facilidade  a variação de rubricas tais como:

- Total de salários.
- Total de salários com encargos.
- Quadro de pessoal.
- Total de admitidos.
- Total de demitidos.
- Total pago com rescisões.
- Salário médio da empresa.
- Percentual de horas extras sobre as horas trabalhadas.
- Total de horas extras pagas, etc.

A partir destas informações um núcleo de recursos humanos responsável por informações gerenciais, poderá facilmente desenvolver relatórios e indicadores para cada gestor ,a  fim de contribuir para a análise da performance de cada área .

Se por acaso um gestor apresentar custos  elevados com rescisões de uma forma recorrente, com instabilidade em sua equipe, podemos concluir que ele possui dificuldades com a gestão de sua equipe.O contrário também é verdadeiro.

Uma evolução desta análise poderá ser feita através  do cruzamento com indicadores de outras áreas. O total da folha de pagamento sobre o faturamento poderá nos dar um indicador da verba máxima alocada  com custo de pessoal .

Desta forma a área de RH poderá ser vista como uma área mais envolvida com o negócio e a partir disto poderá evoluir gradativamente em termos de conhecimento do negócio.

Muito obrigado.
10/12/2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário