segunda-feira, 25 de março de 2013

A IMPORTÂNCIA DO COACHING




Gostaria de dividir com os leitores uma preocupação que tenho juntamente com  colegas que atuam na área de Recursos Humanos  e Gestão com respeito a utilização da terminologia “coaching”, muitas vezes de forma equivocada, segundo o meu entendimento.
A grande oferta de palestras e cursos somados ao imediatismo do mundo corporativo está levando a banalização desta metodologia que poderia trazer grande contribuição para o crescimento dos profissionais e suas empresas.  

Há coaching“para tudo e para todos “ gerando uma grande confusão tanto para o     RH,no momento da contratação de um profissional para atender a uma demanda na empresa em que trabalha ,quanto para os coachees interessados em participar deste processo.
Rapidamente podemos citar alguns tipos de coaching ofertados no mercado: Coaching de Vida, Coaching de Carreira, Coaching de Negócios, Coaching Executivo Empresarial, Coaching Esportivo, coaching, coaching, coaching....

A linha que pessoalmente acredito e recomendo é o do Coaching Executivo Empresarial, pelo fato de trabalhar com demandas específicas, com resultados facilmente comprovados, até porque o mundo empresarial não tem sido muito propicio para conversas amistosas, francas e abertas.

Acredito ser de fundamental importância observar os seguintes critérios antes da contratação de um coach para trabalhar com profissionais junto às empresas, profissionais liberais ou até mesmo para auxiliar em nosso crescimento profissional de uma forma mais ampla.
  •  PERÍODO DE FORMAÇÃO: é importante observamos o número de horas que o coach dedicou a sua formação. Podemos observar que estão sendo ofertados cursos no mercado com carga horária insuficiente para o domínio do processo. Desta forma torna-se praticamente impossível que um profissional consiga obter uma formação adequada tanto no campo teórico quanto prático, pois entendo que um período de residência com um coachee voluntário supervisionado por um coach experiente é de fundamental importância para a referida formação profissional. 
  • FOCO NO PROCESSO: entendo que este profissional ao ser contratado deve ter dedicação exclusiva ao processo de coaching no período em que está realizando este trabalho na empresa. Não acho adequado ele estar trabalhando como consultor, assessor e assim por diante. Esta medida permite que tanto coach quanto coachee preservem a relação de confiança estabelecida entre ambos que é de fundamental importância para o atingimento dos objetivos. Eu diria: “- foco total neste processo”. 
  • VIVÊNCIA  NO MUNDO CORPORATIVO  importante que o profissional tenha trabalhado com  empresas  antes de iniciar a trabalhar de forma profissional como coach. Esta experiência ajudará no entendimento das relações de poder, conhecer o vocabulário do mundo corporativo, relação líder /liderado, interface entre áreas e processos, entender o segmento e ramo de atuação da empresa onde o coachee trabalha. Enfim, transmitirá legitimidade e segurança ao coachee e aos seus colegas de trabalho. 
  • EXPERIÊNCIA DE VIDA: como diz o ditado “- Experiência vem com o tempo”.  O fato de já ter passado por diversas empresas, segmentos, vivência na carreira, etc. proporciona uma bagagem ao coach que facilita sobremaneira a ele entender todo o contexto. 

  • EXPERIENCIA COMO COACH: obviamente o fato de já estar atuando profissionalmente nos dá um indicativo de sua competência , pois do contrário o profissional dificilmente se manteria atuando no mercado. 
  • BUSQUE REFERÊNCIAS DE TRABALHOS ANTERIORES: por mais evidente que possa parecer é freqüente a contratação destes profissionais sem a prévia consulta ao profissional de RH da empresa em que este profissional já tenha atuado. 

  • ESTABELEÇA CRITÉRIOS BEM DEFINIDOS PARA A  SELEÇÃO : importante que a empresa contratante defina o perfil do profissional que atenderá a sua demanda . Por exemplo, se o número de coachees for elevado achamos adequado que a empresa ofereça a possibilidade de contratação e participação no programa de outros profissionais, ou seja, mais de um coach. Desta forma o coachee poderá escolher aquele coach que mais se identifique. Esta estratégia potencializa, significativamente, possibilidade de  sucesso deste programa, uma vez que a aceitação e comprometimento do coachee é peça chave para o sucesso do programa. 
  • DEFINA A DEMANDA: é de fundamental importância que a empresa contratante defina claramente qual é a demanda a ser trabalhada para ter-se foco, pois “coaching não é solução para tudo”. Sugerimos que o coach reúna-se previamente com o RH e com a liderança para este alinhamento, pois do contrário este processo corre o risco de dividir-se em mais de uma demanda perdendo o foco e levando a desmotivação do coach ou do coachee. 
  • PRAZO DETERMINADO: o número de sessões de Coaching  Executivo Empresarial   varia de 08 a 12 sessões , ou seja, tem prazo determinado, salvo raras exceções. Não somos partidários da idéia do coach perpetuar-se por um longo período na empresa, pois este fato não seria conveniente para ambos. É importante que o coachee comprometa-se com as ações acordadas com o seu coach e partir disto a demanda inicial vai sendo atingida. 


Entendemos que se observarmos estes critérios a possibilidade de sucesso para a empresa e seus profissionais será bastante elevada. Importante reforçar a nossa crença de que o coaching é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento de novos modelos mentais proporcionando uma transição do modelo de gestão do comando/controle para um modelo de responsabilidades compartilhadas. Esta mudança colocará o SER HUMANO com o merecido destaque dentro das organizações, pois afinal não se fazem empresas sem pessoas, não é mesmo?

Muito obrigado. 

Morgan Flory Santos                                                                                             25 Março de 2013.

Coach Executivo Empresarial formação - ABRACEM

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