Parece que a busca pelos resultados endureceu as pessoas .
Dissemina-se no mercado a ideia de que resultados e felicidade são conceitos
excludentes.
Eu quero dizer que nem tudo está perdido.
Trabalhei numa empresa onde a felicidade era um de seus
valores praticados e valorizados, sendo inclusive um dos quesitos a serem
considerados na avaliação de desempenho formal.
Talvez alguns de vocês devam pensar que é um pouco subjetivo
avaliarmos o fator felicidade , mas foi a forma que a empresa encontrou de transmitir
ao seus colaboradores que o bom humor, o respeito ao ser humano e acima de tudo
a diversidade de opiniões seriam comportamentos incentivados pela alta direção,
afim de criarmos um ambiente
colaborativo dentro de um conceito de administração participativa.
Entendo que são necessárias ações bem simples para
atingirmos este objetivo e sugiro algumas seguir:
PRÁTICA DE FEEDBACK:
O feed back dever ser praticado de forma constante, não somente em épocas de
avaliações semestrais ou anuais. Há situações que não podem esperar e uma relação
de confiança constrói-se diariamente com pequenas doses de sinceridade genuína.
METAS ATINGIVEIS:
As metas devem ser desafiadoras, mas é importante considerarmos que as mesmas devem
ser plenamente alcançáveis. Vejo muitas empresas definindo metas, mas ao mesmo
tempo sabem que não poderão ser atingidas. Chamo esta situação de delegação perversa
levando o colaborador a não comprometer-se.
MONTAGEM DAS EQUIPES:
Importante a construção de equipes com diversidade de perfis e opiniões. Vejo a
tendência dos lideres de contratarem pessoas para suas equipes a sua imagem e semelhança. Lembrem-se o que
dizia Nelson Rodrigues : " - Toda unanimidade é burra." O contraditório leva a construção de soluções mais
sustentáveis e acima de tudo ao desenvolvimento recíproco de líder e liderados.
COACHING EXECUTIVO
EMPRESARIAL: O Coaching Executivo Empresarial é um ferramenta muito
poderosa quando bem utilizada e focada nas soluções de carreira. Na realidade é
de suma importância que as empresas deem o suporte para que o colaborador possa
performar, a fim de atingir entregas sustentadas.Este trabalho deve ser
realizado por um profissional competente e com formação na área. Também
importante salientar de que este coach deve ter asua atuação restrita a este trabalho dentro da
empresa. Não acho adequado ele estar prestando serviço em dois processos para a mesa empresa de forma simultânea. Por exemplo:
estar trabalhando com coaching e avaliações de desempenho, carreiras,etc.
LIDERANÇA PELO
EXEMPLO: O board
deve ser o exemplo de conduta que gostaria de ver nas pessoas. O ditado: "faça o que eu digo, mas não faça o
que eu faço" dever ser dizimado
das organizações. Não é porque eu possuo uma posição de destaque na empresa que
estou acima do bem ou do mal. Os bons exemplos devem vir das principais
lideranças, pois há uma tendência do modelo de sucesso ser copiado pelos
colaboradores. Se a liderança é autocrática os colaboradores entendem que o modelo de
crescimento na empresa é ser autocrático. Se a liderança for colaborativa o colaborador vai comportar-se de forma colaborativa com o colega e assim sucessivamente.
PATERNALISMO:
Trate os colaboradores como profissionais. Todos possuem direitos e obrigações. As regras podem ser
discutidas de forma coletiva mas a sua aplicabilidade/ cumprimento é um ato individual. Não se
esqueça: as empresas buscam resultados, logo seja profissional.
Seguindo estas sugestões tenho a convicção de que o seu dia a
dia terá mais leveza e por consequência lhe trará mais felicidade.
Muito
obrigado!
Porto
Alegre 19 de Setembro de 2013
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