domingo, 18 de maio de 2014

O DESAFIO DE FIXAR METAS EM PROGRAMAS DE REMUNERAÇÃO VARIÁVEL


Os programas de remuneração variável possuem o desafio de fixar as metas que motivem  seus profissionais, a fim de atingir os resultados individuais que somados levarão ao atingimento das metas organizacionais. Não é uma tarefa fácil,  e exige um grande conhecimento das variáveis do negócio e da organização.
O estabelecimento de metas inatingíveis, baseadas em  critérios claros  e transparentes são de fundamental importância para este tipo de plano. A meta tem que ser desafiadora na justa medida, não podendo ser inatingível que leve os profissionais a desistirem dela imediatamente e não podem ser demasiadamente fácil , fazendo com que seja considerada como se fosse um salário a mais no ano.
Importante salientar que a metas deve estar alinhadas com o plano estratégico da organização, pois são elas que fazem com que os colaboradores  sigam este plano com maior afinco e dedicação.
Estas metas devem ser definidas pela alta direção, área de desenvolvimento humano e pela área financeira/contábil.Eu diria que a área contábil é fundamental na definição das mesmas , pois domina a movimentação financeira  e os  impactos sofridos  por cada conta no demonstrativo de resultado do exercício.
Após a definição destas metas deve-se elaborar um contrato de resultado com cada profissional, formalizando a remuneração variável e trazendo tranquilidade para a relação laboral.
Não devemos esquecer que estas metas devem ser definidas no ano anterior para vigência no ano posterior, ou seja , em hipótese alguma pode-e permitir que inicie-se o ano sem esta definição.Seria a mesma coisa que disputarmos um campeonato e não sabermos qual o regulamento para o time ser campeão.
Deve-se evitar um número demasiado de metas , pois torna-se difícil o acompanhamento mensal e pode ocasionar desvio de foco.
O profissional deve estar ciente de que as metas podem variar anualmente e progressivamente, tornando-se cada vez mais desafiadoras.Na realidade esta variação é reflexo da mudança de cenário econômico e pelo aumento da competitividade entre as empresas. Isto tudo é muito normal.
E por último é importante disponibilizar  o acompanhamento mensal  para os profissionais elencados neste programa, pois a transparência é fundamental para a credibilidade do mesmo.
 Se a empresa onde você trabalha não possui um plano de remuneração variável entendo que chegou a hora de conversar com o seu RH , acionistas e  executivos, pois trata-se de uma realidade no mercado.;

Muito obrigado.
18/05/2014
morganesantosrh@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário