quinta-feira, 19 de junho de 2014

PROBLEMAS CAUSADOS POR UMA ADMINISTRAÇÃO SALARIAL DEFICIENTE




É bom ter em mente que uma administração salarial deficiente nem sempre pode ser corrigida com ajustes na política salarial.  Há casos em que os salários estão até acima da média do mercado e, mesmo assim, ocorrem os problemas abaixo mencionados.  Nestes casos, o problema é da qualidade da gestão da empresa. A empresa precisaria rever sua filosofia de gestão.

1-Quadro de pessoal sem qualificação e inchado
Ocorre porque a empresa tem um número de pessoas não qualificadas em diversas áreas ou setores.  A falta de qualificação adequada dos funcionários é uma consequência de decisões ao longo do tempo baseadas em definições incorretas  de  salário  para  os  cargos.    A  empresa  tenta  contratar  pessoas qualificadas, mas como o salário não está dentro dos padrões de mercado, a empresa acaba tendo de contratar mais de uma pessoa para a mesma função.


2-Gerentes oportunistas
Quando  um  gerente/supervisor  quer “incrementar”  o  status  do  seu  cargo, também procura contratar pessoas além do necessário, para demonstrar que sua área é importante.  Isso é feito de forma até inconsciente. Quando a empresa não tem uma política salarial bem definida, alguns gerentes/supervisores podem querer tirar proveito da situação, utilizando seu “prestígio” para fazer sua própria política de administração de cargos e salários na sua área.

3-Insatisfação e falta de motivação
A insatisfação é contagiosa.  A empresa perde quando a insatisfação afeta os funcionários de maior potencial, aqueles que poderiam contribuir para melhorar o desempenho da empresa.
A  insatisfação  e  falta  de  motivação  levam  a  um  desempenho  profissional medíocre. Acaba ocorrendo o famoso fenômeno de “a empresa finge que paga e os funcionários fingem que trabalham”.  São situações em que a falta de motivação é generalizada.

4-Outras situações não funcionais
O paternalismo, entendido como “premiação à obediência”, também dificulta uma administração salarial saudável.  O paternalismo, ao longo do tempo, cria uma espécie de “Ação entre Amigos”, que resiste a qualquer iniciativa de racionalização da administração salarial.

5-O que fazer a respeito?

A primeira coisa a ser feita por quem está tentando melhorar a qualidade da
administração salarial da empresa é identificar a “causa primeira” do problema.

Essa causa primeira pode ser de dois tipos.

O problema pode ter origem na falta de critérios, de conhecimento técnico para fundamentar a política salarial.  Nesse caso o problema pode ser resolvido com as instruções dadas neste manual. Poderá ser necessária a assistência de um profissional especializado, se a empresa estiver partindo do “zero” em termos de administração salarial, ou pretender fazer uma atualização significativa no seu sistema de administração de cargos e salários.
O problema pode ser de natureza “política”.  Ocorre quando, por uma infinidade de motivos, não há interesse das pessoas que detêm o poder na empresa em mudar a situação.  Aqui a recomendação aos profissionais da área de cargos e salários  é  ter  paciência  e  tentar  mostrar,  com  muito  tato  e  senso  de oportunidade (timing), as distorções existentes.  Quando a causa do problema é política, a sua solução tem de ser primeiro política e depois técnica.

Boa sorte.

Muito obrigado.                                                                                
                                                                                                           19/06/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário