sábado, 28 de junho de 2014

INFLUÊNCIA DAS CARACATERISTICAS PESSOAIS NO PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO

Entendemos que as características pessoais possuem grande impacto  no processo de negociação que deve fazer parte da estratégia ,afim de  atingir os objetivos  almejado, e que depende de vários fatores  tais como: negociadores , circunstâncias e o caso a ser negociado.

Deve ser observada a dinâmica dos elementos da equipe negociadora e a  nossa escolha deve ,  necessariamente , ser orientada em função dos pontos fortes e capacidades que permitam atingir melhor os objetivos da equipe. 

Assim, sendo destacamos as principais características que no nosso ponto de vista exercem influência   no processo de negociação.

ESTEREÓTIPOS :As pessoas imputam estereótipos às outras com base no fato de elas pertencerem a um grupo social ou demográfico particular (sexo, etnia, idades, etc). :

Exemplo :• “Hassam é árabe; logo valoriza a barganhar”.

EFEITOS DE HALO :As pessoas avaliam globalmente as outras (positiva ou negativamente) em função de um atributo particular:
Exemplo “Estou  negociando com um indivíduo simpático. Logo, deve ser honesto”

PERCEPÇÃO SELETIVA :A pessoa capta e considera a informação que suporta ou reforça a sua crença, convicção ou ponto vista, e ignora aquela que é contrária :

 Exemplo :Se o negociador espera que o oponente seja desonesto, sintoniza as atitudes e comportamentos que reforçam essa crença, ignorando as restantes.

E R R O  D E  A T R I B U I Ç Ã O FUNDAMENTAL :As pessoas tendem a atribuir os comportamentos dos outros a causas internas (traços de personalidade), mais do que a externas :

Exemplo : Perante um interlocutor muito competitivo, um negociador tende a considerar que tal se deve às características da pessoa e não a fatores como as fortes pressões dos seus constituintes.


INTRODUZIR NOVIDADES AO FINAL DE UMA REUNIÃO:
Exemplo: Se o fizer demasiado tarde, pode colocar em risco a sua credibilidade , pode levar a uma regressão na negociação , pode criar na outra parte a expectativa de mais concessões suas  .

SUGERIR ADIAMENTO EM CASO DE IMPASSE:

Exemplo : Possibilitar às diversas partes o recurso aos conselhos de alguém neutro , facilitar a ocorrência de incidentes inesperados, dificuldade em marcar novas datas
Desta forma acreditamos ser de grande relevância estarmos atentos a estas características dos negociadores  e termos atenção máxima, ou seja, uma escuta ativa , a fim de buscarmos os melhores resultados possíveis.

Muito obrigado.
28/06/2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário