Observo com muita atenção o
esforço despendido pelas empresas para conquistar ou manter seus clientes . Trata-se
de um grande desafio diário e
incessante neste mercado cada vez mais
competitivo.
As empresas investem em
sistemas de comunicação tais como:
ouvidorias, pesquisas de mercado, caixa de sugestão, 0800, hot line,
propaganda, marketing dentre outros.
Penso que estas ações são de grande valia para as
organizações , pois é o cliente quem vai ditar a sustentabilidade do negócio .Mas entendo que estas ações devem
ser somadas a ações que visem a satisfação do cliente interno da empresa qual
seja, o seu colaborador.
O colaborador é o avalista da empresa pois é o que mais conhece
a sua intimidade, ou seja: estilo de gestão, oportunidade de
crescimento, política de reconhecimento e benefícios, código de ética valores etc.
Qual dos leitores já não
teve a oportunidade de ser questionado
sobre como é a empresa onde trabalha por
pessoas interessadas em saber se tratava-se de uma boa empresa para trabalhar ,
que respeita seus colaboradores?
Acredito que empresas que tratam
com respeito seus colaboradores tratam com respeito seu cliente, pois trata-se
de uma questão de lógica , princípios, e
coerência.
Acredito que alguns fatores são de grande importância
para o colaborador e os elencamos a seguir:
1- Participação nas
decisões da área/setor/ empresa.
2 - Metas desafiadoras.
3- Processos e políticas definidas.
4 - Liderança
servidora/apoiadora.
5- Tratamento justo.
6- Crie um propósito.
7 - Segurança no trabalho.
8 - Possibilidade de
crescimento.
9 - Respeito.
A partir deste ponto o
discurso e a coerência são os fatores
que mantém as pessoas unidas pelo mesmo propósito.Falando desta forma simples e
objetiva pode parecer que o caminho é fácil , mas não o é.é necessário
percorrer um longo caminho e algumas empresas jamais conseguem percorrê-lo,
pois não sobrevivem para vivenciá-lo.
Muito obrigado.
04/05/2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário