Dizem que se uma mentira for repetida diversas vezes pode ser entendida
como uma verdade e fica muito difícil comprovarmos que a verdade é verdade.
Analogamente, situações que se repetem rotineiramente no mercado
corporativo tornam-se máximas de mercado.
Analisando os motivos pelos quais vários profissionais foram desligados das empresas em que
trabalhavam existem ao menos três que são recorrentes no meu ponto de vista.
A estes três motivos eu denominei de "trinômio
fatal", a saber: Experiência, Competência e Posicionamento adequado a
sua experiência e competência.
Explico detalhadamente cada um deles a seguir:
Competência: A competência
é baseada no conceito CHA, ou seja,
Conhecimento ( Saber) Habilidade ( saber fazer) e Atitude ( Querer fazer) . Trata-se de uma busca diária e infindada
pela melhoria continua. Temos que assumir uma postura de autodesenvovimento
constante.
Salário adequado : Podemos
traduzir por " custar caro" . Muitos
profissionais podem pensar : "- O
salário é proporcional a minha capacidade, conhecimento, experiência , etc. "
. Posso dizer que estão rigorosamente corretos.Logo, quanto maior e Experiência
e Competência maior será o salário. Simples assim.
Posicionamento: Profissionais
que emitem sua opinião ou criticas de forma clara e transparente , sem a preocupação
de agradar A ou B nem sempre são bem compreendidos. Desta forma acabam expondo-se
e " se desgastam pela causa" ,
vamos dizer assim.
Pois bem, quando este trinômio se alinha e a empresa passa
por eventuais dificuldades são estes o profissionais
que serão desligados.
Esta afirmativa pode não fazer muito sentido para os profissionais
que estão no inicio de carreira, mas tenho certeza de que faz muito sentido
para os profissionais em nível de senioridade.
Em virtude deste cenário corporativo, vamos dizer assim, é
de fundamental importância que todos os profissionais não pensem apenas em ter
um emprego, mas acima de tudo em ter empregabilidade.
Eu defino empregabilidade como sendo a capacidade de
fazermos várias coisas ao mesmo tempo, ser multi tarefas, aprofundar no
conhecimento em sua área de atuação e
ser um eterno inconformado . Na realidade devemos ser um profissional com mais
incertezas do que certezas, pois são as incertezas que nos levarão a busca do
conhecimento.
Muito obrigado
22/07/2014
Nenhum comentário:
Postar um comentário