É muita comum nas organizações os colaboradores serem designados para assumirem novas posições nas empresas, quer seja em função de processos de enxugamento/reestruturação quer seja em processos de fusões ou aquisições.
Entendo que logo após a transição de cargo ser
definida é de fundamental importância dedicar especial atenção ao processo de
assessment deste profissional, bem como proporcionando
as condições ideais em termos de infra estrutura para uma performance de sucesso na nova área e ambiente.
Recursos
Humanos deve ser consultado, a fim de preparar os líderes para que dêem suporte aos colaboradores que ocuparão estes novos
cargos e funções , bem como configurar o aconselhamento e treinamento para os colaboradores
que assumem as novas posições.
Atividades Chaves:
1. Definir papéis e performances padrões.
Levantar as expectativas e definir os objetivos a serem alcançados pelo colaborador , definindo-se claramente as metas a serem atingidas, praticando feedback continuo para "suportar" o desempenho deste colaborador.
2- Recrutar pessoas com o perfil adequado a função.
Determinar como as pessoas serão alinhadas aos novos papéis, levando-se em consideração a produtividade e os resultados a serem alcançados, balanceando a necessidade de performance com as competências necessárias para desempenhar o novo papel.
3. Implementar suportes para a transição.
A Área de Recursos Humanos deverá ser a responsável por esta transição em conjunto com os lideres imediatos, orientando sobre as novas implicações advindas das mudanças e como as pessoas poderão ser impactadas neste processo.
4- Coaching através do gestor.
O papel do
Lider Coach é fundamental importância nesta transição com objetivo de
proporcionar segurança e clareza aos colaboradores.
5 - Fatores críticos de Sucesso.
5 - Fatores críticos de Sucesso.
- Colaboradores devem entender as novas expectativas de trabalho.
- Pessoas sentirem que o processo de seleção é justo.
- Apoio para a transição dever ser verdadeiro e confidencial.
6- Armadilhas potenciais:
- Gerentes não estarem preparados para dar suporte aos subordinados nesta transição.
- Gerentes não estarem preparados para dar suporte aos subordinados nesta transição.
- A mudança pode
ser vista como um evento comum , trivial e corriqueiro , resultando
num
insuficiente sistema de suporte ao colaborador.
- Importante
dar suporte aos colaborador que assume a nova função , bem como a equipe que estará
" recebendo" este novo líder ou colega.
Acreditamos
ser este um roteiro de fácil entendimento e que ao obedecê-lo esta transição
será executada com êxito alcançando-se as expectativas do colaborador e da
empresa.
Muito
obrigado.
15/08/2013
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