O processo de comunicação é um pilar de fundamental importância na gestão da mudança nas organizações. Tenho notado uma falha muito grande neste aspecto, pois muitas vezes as mudanças propostas estão " na cabeça" dos executivos e não são compartilhadas com os colaboradores sob o pretexto de serem informações confidenciais . O fato é que os agentes de mudança são as pessoas e como elas vão se engajar se não possuem informações necessárias ao entendimento do todo ? Na maioria das vezes não sabem as razões pelas quais as empresas necessitam mudar.
Elencamos a
seguir as ações que no nosso
entendimento contribuem de forma significativa para ajudar na transição e
engajamento dos colaboradores nas mudanças propostas pela empresas e para que
todos , juntos, possam atingir os resultados esperados.
1- Compartilhar Informações: descrevendo as visões aos colaboradores onde os lideres fazem assuas apresentações face to face , podendo-se utilizar como reforço os canais regulares de comunicação das empresas tais como : jornais de empresas, vídeos, intranet, murais, etc. Não podemos esquecer que é de fundamental importância as apresentações presenciais do principal executivo.
2- Certificar-se de que todos estejam entendendo os objetivos: propondo discussões sobres as mudanças necessárias através do diálogo franco e direto em pequenos grupos, convocando-se os especialistas das respectivas áreas para esclarecerem eventuais dúvidas, criando-se programas denominados linha direta onde os colaboradores efetuam as perguntas e as mesmas são respondidas de forma individual ou coletiva.
1- Compartilhar Informações: descrevendo as visões aos colaboradores onde os lideres fazem assuas apresentações face to face , podendo-se utilizar como reforço os canais regulares de comunicação das empresas tais como : jornais de empresas, vídeos, intranet, murais, etc. Não podemos esquecer que é de fundamental importância as apresentações presenciais do principal executivo.
2- Certificar-se de que todos estejam entendendo os objetivos: propondo discussões sobres as mudanças necessárias através do diálogo franco e direto em pequenos grupos, convocando-se os especialistas das respectivas áreas para esclarecerem eventuais dúvidas, criando-se programas denominados linha direta onde os colaboradores efetuam as perguntas e as mesmas são respondidas de forma individual ou coletiva.
3- Desenvolver uma visão: é de fundamental importância que todos compartilhem da mesma visão, implantando-se as mudanças nas áreas e as compartilhando com toda a empresa, ou seja, cada área deve ter claramente definida a sua contribuição para o todo e cumpri-la obviamente . Importante identificar os pontos de interação entre as áreas para saber o que mudar.
4- Assumir
o compromisso: Propor o debate
de opiniões entre os colaboradores num
ambiente seguro, podendo ser no grande
grupo , com os líderes ou até mesmo de forma individual.Precisa haver um a cultura
de feedback com ampla reflexão entre gerentes e seus pares.
Trabalhar nos pontos de rejeição ou a resistência para acelerar o processo de mudança. Isto é feito quando as pessoas estão enfrentando as mesmas dificuldades.
Consultar os representantes das partes envolvidas para validar o processo de mudança.
Barreiras para mudar são minimizadas quando existe um ambiente de confiança e integração entre as áreas e principalmente quando o discurso está alinhado com a prática.
5- Mudar a postura: Através de treinamentos e coaching, devem ser desenvolvidas novas habilidades e capacidades de performance , a fim de enfrentar novas expectativas no ambiente de trabalho.
Dar feedbacks positivos para reforçar os comportamentos que estão contribuindo para a melhora e mudança.
Desenvolver os lideres em gestão de pessoas para que estejam aptos a " patrocinar" esta mudança de comportamento.
Trabalhar nos pontos de rejeição ou a resistência para acelerar o processo de mudança. Isto é feito quando as pessoas estão enfrentando as mesmas dificuldades.
Consultar os representantes das partes envolvidas para validar o processo de mudança.
Barreiras para mudar são minimizadas quando existe um ambiente de confiança e integração entre as áreas e principalmente quando o discurso está alinhado com a prática.
5- Mudar a postura: Através de treinamentos e coaching, devem ser desenvolvidas novas habilidades e capacidades de performance , a fim de enfrentar novas expectativas no ambiente de trabalho.
Dar feedbacks positivos para reforçar os comportamentos que estão contribuindo para a melhora e mudança.
Desenvolver os lideres em gestão de pessoas para que estejam aptos a " patrocinar" esta mudança de comportamento.
Ao seguirmos estes passos tenho certeza de que os objetivos
serão alcançados de forma que empresa e
colaboradores apropriem-se destas
mudanças e sintam-se parte de um todo ou até mesmo de uma causa. Por que
não?
Muito obrigado.
08/08/2013
Excelente.
ResponderExcluir