Um das principais ações de um gestor deve ser a de compartilhar conhecimento.
O
compartilhamento de conhecimento é ou
deveria ser um resultado natural da reflexão
entre lideres e liderados, ou seja, fazer parte da cultura da empresa.
Em
minhas sessões de coaching tem sido recorrente a demanda de meus coachees sobre
como buscar a melhor forma de abordagem juntos aos seus gestores, pois é comum
a centralização da informação por parte
deles com forma de exercerem poder .
Entendo
que uma forma adequada para enfrentar
este desafio é o desenho de processos para garantir que o aprendizado adquirido por
um individuo ou pelos subgrupos seja compartilhado com o restante dos membros e
, quando for o caso, com outras equipes e/ou clientes.
O
processo de compartilhar necessidades precisa ser estruturado por meio de reuniões formais, anotação doa fatos,
entre outras ações e também desestruturado, por meio de
oportunidades de reuniões informais de última hora.
Segue
abaixo alguns recursos para compartilhar aprendizados:
* Compartilhar os elementos dos arquivos de aprendizagens individuais num acervo de aprendizados da equipe.
* Anotar as perguntas e respostas num banco de dados.
* Realizar sessões do tipo “expor e aprender”, durante as reuniões da equipe, nas quais todos são incentivados a apresentar algum item especifico de aprendizagem adquirida desde a reunião anterior.
* Compartilhar os elementos dos arquivos de aprendizagens individuais num acervo de aprendizados da equipe.
* Anotar as perguntas e respostas num banco de dados.
* Realizar sessões do tipo “expor e aprender”, durante as reuniões da equipe, nas quais todos são incentivados a apresentar algum item especifico de aprendizagem adquirida desde a reunião anterior.
Muito
obrigado.
29/08/2013
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